quinta-feira, 12 de junho de 2008

A silly season, buracos negros e um novo telescópio


Em órbita a cerca de 550 quilómetros da Terra, novo telescópio espacial vai em busca da radiação mais poderosa do Universo

Os buracos negros produzem-nos. Mas como, exactamente? Os cientistas querem desvendar a intrigante física dos raios gama, a radiação mais energética que se conhece, criada por alguns dos fenómenos mais violentos do Universo. Esta é a missão do Glast (Gamma-Ray Large Area Telescope), o novo telescópio que a NASA lançou ontem à tarde para o espaço.

Lançado por um foguetão Delta II, de Cabo Canaveral, Estados Unidos, o Glast orbitará a Terra a cerca de 550 quilómetros de altitude, completando uma volta ao planeta a cada 95 minutos. Será o primeiro telescópio espacial de raios gama capaz de observar o céu inteiro todos os dias, com uma sensibilidade sem precedentes.

Numa altura em que os acontecimentos importantes da vida desta treta de País se resumem às recentemente anunciadas contratações futebolísticas e às habituais «tricas» parlamentares é bom saber que coisas de enorme interesse continuam a acontecer no Mundo, para além da miséria, fome e morte de inocentes.

Que este artigo constitua uma pausa no "disparate" luso e que os nossos leitores sejam motivados a ler o artigo original, são os nossos votos. Até porque este «buraco negro e pantanoso em que se tornou o rectângulo» será bem visível do espaço pelo Glast !

Veja o artigo original: Novo Telescópio no Espaço


Veja o seu lançamento: Lançamento do Telescópio GLAST

Sem comentários: