sábado, 3 de maio de 2008

Os portugueses "emparveceram" de todo ?


Segundo o Diário de Notícias On-line de hoje,

80% admitem não usar protecção com infectados



DIANA MENDES


"Perto de 80% dos portugueses não usariam preservativo numa relação sexual com uma pessoa infectada com VIH.
A conclusão faz parte do inquérito "Comportamentos sexuais e a infecção VIH/sida", realizado pelo Instituto de Ciências Sociais (ICS) em 2007, na sequência de uma encomenda da Coordenação para a Infecção VIH/sida.
As características demográficas, os conhecimentos, as crenças e a experiência sexual determinam a probabilidade de usar preservativo e também de fazer o teste. No entanto, afirma Henrique de Barros, "há assinalável dissociação entre conhecimento e prática. Saber que se teve uma ou mais doenças de transmissão sexual não parece influenciar a utilização de preservativo".
Na investigação, que será apresentada no ICS na terça-feira, foram inquiridos mais de 3500 portugueses entre os 16 e os 65 anos. O inquérito foi coordenado por Manuel Villaverde Cabral e Pedro Moura Fereira, analisando questões como a regularidade da actividade sexual, grau de satisfação, número de parceiros, idade que marcou o início da actividade sexual e até tem um capítulo sobre as práticas e identidades sexuais (heterossexualidade, homossexualidade e bissexualidade).

Outra realidade revelada pelo estudo é que mais de metade dos portugueses não usou preservativo na primeira relação sexual com o parceiro mais recente, revela o inquérito.
Henrique Barros refere que a proporção de utilização de testes era igual quer os inquiridos admitissem ou não ter relações sexuais ocasionais.

Estas conclusões têm necessariamente de levar ao estabelecimento de novas estratégias de combate à infecção VIH/sida e à informação dos portugueses: "Os profisisionais de saúde terão de repensar a forma como cumprem a totalidade da sua missão, ou seja, para além de diagnosticar também devem ajudar a prevenir. De outro modo, é difícil compreender que os inquiridos reportem uma frequência de utilização de preservativos semelhante, quer tivessem ou não, na sua história pessoal, uma infecção sexualmente transmissível"."


Face a este estudo e suas implicações só me apetece dizer: OU OS PORTUGUESES «EMPARVECERAM» DE TODO OU TRATA-SE DE UMA ESTRATÉGIA DE SUICÍDIO COLECTIVO PARA FUGIR A TODA ESTA PODRIDÃO QUE NOS RODEIA, ENCABEÇADA PELOS SÓCRATES DE CALÇAS E DE SAIAS DESTA TRETA DE PAÍS!!!

Sem comentários: