quarta-feira, 4 de junho de 2008

Mikhail Gorbachev


Mikhail Gorbachev a favor da construção de um memorial às vítimas das repressões estalinistas


O antigo Presidente soviético Mikhail Gorbachev, uma das figuras mais importantes da História do século XX e que, pela sua humildade, parece esquecido dos seus contemporâneos e não goza no seu País da popularidade que gozou no Ocidente, secundado por intelectuais russos e defensores dos direitos da humanidade, lançou hoje o projecto de construção de um memorial em homenagem das vítimas das repressões políticas levadas a cabo por Estaline, denunciando um regresso ao culto da figura do ditador.
Crítico dos últimos dirigentes da CEI pela contínua personalização da política russa em torno de figuras que se revezam aínda sem a clara e livre confirmação popular, tem sido considerado uma figura não grata entre os seus próprios compatriotas.
Em relação a Estaline, afirmou em conferência de imprensa que "Sabia muitas coisas, mas aquilo que soube pelos documentos da Memorial (ONG que se dedica a estudar a amplitude da repressão do regime estalinista na Rússia) chocou-me".
O presidente da Memorial International, Arseni Roguinski, criticou, por seu lado, a falta de uma base jurídica que denuncie os crimes do estalinismo, acrescentando que a última lei sobre essa matéria foi adoptada em 1991 e que o processo se deteve pouco depois.
"Diversas ex-repúblicas soviéticas foram muito mais longe e compreenderam que é impossível ter um futuro com um Estado de Direito e liberdade sem terem feito um trabalho de memória", sublinhou Roguinski. "Nós não chegámos a fazê-lo, e isso é vergonhoso", concluiu.

1 comentário:

osátiro disse...

Começo a acreditar na sinceridade do homem em querer acabar com os sovietes!
É que com Putin, os saudosistas do Stalinismo regressaram em força, não se coibindo de lhe tecer grandes encómios.
Esperemos que Gorbachev consiga levar a sua àvante: é que campos de concentração/trabalhos forçados foram 500...