quarta-feira, 28 de maio de 2008

Um político que diz "ter dado tudo ao País" (!!!???)




Mota-Engil: Accionistas confirmam Jorge Coelho como CEO

‘Dei tudo ao País’
Jorge Coelho foi ontem nomeado pelos accionistas da Mota-Engil vice-presidente, e uma hora depois era designado pelo Conselho de Administração da construtora presidente do Conselho Executivo.
A indigitação do ex-ministro do Equipamento Social e outrora figura relevante no aparelho partidário socialista para um cargo de topo de uma empresa privada que se prepara para concorrer às maiores obras públicas nacionais continua, porém, a ser lida com algumas reservas. A pergunta a que Jorge Coelho não se pode furtar, e ontem foi colocada pelos jornalistas após a sua nomeação, é simples: terá sido escolhido pela Mota-Engil pelas suas qualidades de gestor ou antes pela expectativa de um exercício de influência política que contribua com mais-valias para a empresa?
Como político que continua a ser apesar de tudo, Jorge Coelho não se ofende com a questão, nem se incomoda com o ditado sobre a mulher de César, que para além de ser honesta tem de o parecer. "Eu não preciso de parecer porque sou", responde Coelho. "Sou um homem de princípios e vertical. Dei tudo ao País e à sociedade, mas licenciei-me em gestão de empresas e estou há sete anos fora da política. Terão de se habituar e ver-me de outra maneira", acrescenta, com naturalidade.
Seria interessante que Jorge Coelho respondesse à dúvida que a todos nós assiste com a divulgação pública do seu curriculum académico e profissional na área da Gestão de Empresas pois assim dissiparia quaisquer suspeitas de interferência entre o sector privado e a esfera política.
Por mim, que não sou accionista da Mota-Engil, tanto se me dá que escolham para CEO (Chief Executive Officer - Administrador Executivo) um sapateiro, como um gestor de "meia tigela", como um gestor com provas dadas. O mesmo não deveria passar-se com os accionistas, até porque a empresa está cotada em bolsa, fazendo parte do PSI20 e tendo sido transaccionada hoje a 5,38 euros (em baixa de 3,78%), e os resultados irão influenciar o valor das suas acções e possíveis dividendos.
Por outro lado, Jorge Coelho deveria ter o pudor de não afirmar que "Deu tudo ao País". Que "deu tudo ao PS" não temos dúvidas. Mas, quem deu tudo ao País foi o povo anónimo que «labuta arduamente» para sobreviver às asneiras dos políticos que nos têm (des)governado ao longo dos tempos e também quem, ao serviço do País, teve de lutar de armas na mão e que, além do ânimo também deu, por vezes, a vida e a saúde.
Cotações de hoje às 16:35:
descida do PSI-20 (-0,72%) e cinco maiores quedas bolsistas
SEMAPA 8,82 euros (-4,13%)
ALTRI SGPS 4,38 euros (-4,05%)
MOTA ENGIL 5,38 euros (-3,93%)
PORTUCEL 2,26 euros (-3,83%)
REN 3,13 euros (-3,83%)
Dúvida:
Será já uma reacção dos pequenos accionistas anónimos à nomeação do novo CEO ?

1 comentário:

Anónimo disse...

Desculpem a minha ignorancia, mas não é o ministro do equipamento social que adjudica as obras publicas? Ou ha um ministro das obras publicas? eles são tantos...
ouvi dizer que a Mota-Engil tem o maior volume de negocios de sempre, incluindo o novo aeroporto de Lisbos, porque será???