sexta-feira, 9 de maio de 2008

José Sócrates enaltecendo as enormes vantagens do novo Código de Trabalho


Para quem tenha visto o debate televisivo na RTP 1 / Prós e Contras, a prestação dos intervenientes foi nessa altura bastante clara e sem margem para dúvidas. Para os representantes das associações patronais presentes, CIP e ARESP (porque não terão estado representadas a AIP, a CAP e o representante do comércio?) a única coisa que poderiam achar útil para o progresso do País era a possibilidade de liberalizar totalmente o "despedimento sem justa causa".
Aliás, desta vez em entrevista a Judite de Sousa, o Presidente da Jerónimo Martins havia já emitido a mesma opinião, fazendo comparações com as vantagens que o seu Grupo tem na Polónia relativamente ao nosso País.
Quanto a Carvalho da Silva da CGTP e João Proença da UGT, as suas intervenções foram ambas de repúdio total quanto a estas posições só considerando aceitável o previsto quanto ao denominado «banco de tempo», no âmbito da flexibilização dos horários de trabalho.
Raramente se assistiu a tal unanimidade relativamente às duas Centrais Sindicais, pelo que foi com surpresa que ouvimos as últimas declarações de ambos: A CGTP não porque não, a UGT sim porque talvez!
O Sr José de Sousa, mais conhecido por José Trocas-te, perdão, Sócrates, lá se encarregou de mostrar à UGT as enormes vantagens do novo Código de Trabalho!

Sem comentários: