domingo, 18 de maio de 2008

Sondagem séria ?


O Correio da Manhã publica em 17 Maio 2008 - 11h30 uma sondagem dirigida a todos os portugueses que se afirmam como eleitores do PSD, e não só aos militantes do PSD com quotas em dia, pela qual ficamos a saber que os mesmos preferem Ferreira Leite relativamente aos outros candidatos.

Para além do insólito do tipo de "universo" a que se destina, o modo como a referida sondagem foi feito até admitiu uma pergunta de resposta livre onde se verifica que «os portugueses que se afirmam como eleitores do PSD» até votam em quem não é candidato e no próprio Presidente da República!

Se o objectivo tivesse sido sério
na realização de uma sondagem deste tipo e se tentasse avaliar a posição relativa entre os vários candidatos, a sondagem teria algum valor e poderia contribuir para que os leitores ficassem com um melhor conhecimento da correlação de forças em disputa.

Se a sua finalidade era medir o grau de «estupidez» do povo português, então aí sim conseguiu o seu objectivo pois quem escolhe o PR para presidente do PSD (1%) só deve saber e interessar-se por «futebulês». E o pior é que são muitos...

Se o objectivo encapotado era dar a conhecer ao País que José Sócrates continua "nas graças" do povo português aí atingiu a «mouche», embora todos saibamos que "as sondagens valem o que valem". Mas lá que este povo é masoquista é. Senão, não teria aguentado os 40 anos de ditadura seguidos destes 34 de regabofe!

" Um povo imbecilizado e resignado, humilde e macambúzio, fatalista e sonâmbulo, burro de carga, besta de nora, aguentando pauladas, sacos de vergonhas, feixes de misérias, sem uma rebelião, um mostrar de dentes, a energia dum coice, pois que nem já com as orelhas é capaz de sacudir as moscas..."

Guerra Junqueiro escrito em 1886

No meio disto tudo parece que Ferreira Leite, ao ser confrontada com a sondagem, teve o bom senso de dizer - "O resultado que verdadeiramente me interessa é o do voto dos militantes, no dia 31 de Maio".

Para quem queira conhecer os resultados da sondagem na integra vá a Sondagem: Preferências dos portugueses para o PSD

Sem comentários: