sexta-feira, 23 de maio de 2008

Frases da campanha da "laranjada"

  • Pedro Santana Lopes, acusou hoje no Funchal, a sua adversária Manuela Ferreira Leite de, em 2005, ter ajudado Jorge Sampaio a derrubar o governo PSD/CDS-PP a que presidia. "Em 2005 [Manuela Ferreira Leite e outros notáveis] puseram do lado daquilo a que se pode chamar um verdadeiro golpe de Estado constitucional (...) e em vez de defenderem os interesses do partido puseram-se a abrir caminho para o que Jorge Sampaio nos fazia", disse. Ferreira Leite "personifica a mesma política macro-económica que domina o país, com trocas de lugares-chaves e que responsabilizam as autarquias e as regiões insulares pelos seus fracassos", acusou ainda.
  • A candidata à liderança do PSD, Manuela Ferreira Leite, reconheceu hoje que o partido ficará numa posição "bastante complexa" se perder as legislativas de 2009 e apelou aos militantes para escolherem alguém capaz de vencer José Sócrates. Questionada pelos jornalistas, Manuela Ferreira Leite escusou-se a comentar as acusações do líder cessante Luís Filipe Menezes, que, numa entrevista publicado hoje no Jornal de Notícias, relacionou-a "inequivocamente" com as pessoas que disse terem tentado pressioná-lo para que o PSD não avançasse com o pedido de inquérito do Banco de Portugal ao BCP porque "era muito perigoso" e "ia colocar em causa algumas off-shores de algumas personalidades".
  • Pedro Passos Coelho garantiu no dia 20 que há "um conjunto muito alargado de pessoas" que manifestaram vontade de aderir ao PSD caso seja vença as eleições para a liderança do partido, marcadas para 31 de Maio. Para o candidato, o país só mudará de Governo se os social-democratas escolherem para presidente alguém que possa alargar o seu espaço político e captar o voto e a preferência eleitoral em muitos outros sectores que se vêm afastando da participação política, "porque acham que os partidos têm vindo a esgotar, com soluções do passado, as hipóteses de renovação". "E acho que esse potencial está muito mais do meu lado do que do lado dos outros candidatos", insistiu.
  • Pedro Passos Coelho recebeu no dia 19 à noite um empenhado “sinal de apreço” do seu adversário Patinha Antão, segundo o qual reúne as condições para ser “um líder do século XXI, que”deve ser considerado muito seriamente pelos militantes.
  • Neto da Silva garantiu que “evidentemente” a sua candidatura é para levar até ao fim e comprometeu-se, caso não ganhe as directas, a ajudar o líder a diminuir os impostos. “Que bom que é estar entre companheiros candidatos a discutir ideias. Que bom que é não ouvir ataques pessoais”, disse ainda Neto da Silva.

E assim vai a campanha da laranjada !

Não sendo conhecidos programas concretos sobre o que

cada candidato se propõe fazer para que o PSD se torne numa

oposição credível ao actual (des)governo, o mais

provável é que tenhamos "mais do mesmo"

tanto com o PS como com o PSD

Sem comentários: