sábado, 13 de setembro de 2008

Hugo Chavez e o seu impacto nas eleições americanas

Hugo Chavez, no seu discurso de ontem relativamente à recíproca expulsão de embaixadores e ao actual presidente americano George W. Bush, fez mais pela eleição do republicano McCain do que todas as polémicas surgidas em ambas as campanhas.

O tradicional "patriotismo" americano é bem expresso pela reação unânime da imprensa americana de hoje onde se analisa igualmente a posição russa de enviar para a Venezuela, alegadamente para exercícios na zona do Caribe, dois bombardeiros TU-160 com capacidade de lançamento de 12 mísseis de cruzeiro Kh-55 com cargas convencionais e nucleares instalados em dois lançadores tipo "tambor" (similares ao de um revólver), e mísseis aerobalísticos supersónicos Kh-15 (24 mísseis em quatro rampas de lançamento).

Enquanto Sarkosy e a UE não sabem para que lado se virar e a China continua plàcidamente o seu espectáculo mediático, em Portugal só se fala na bota de ouro do Cristiano Ronaldo e o governo entretem-se a enviar 23 ministros/secretários de estado às escolas do secundário para entregarem a cada melhor aluno(a) do 12º ano um diploma e prometer-lhes o envio de um cheque de 500 euros.

O discurso de José Sócrates Pinto de Sousa torna-se perfeitamente elucidativo da mentalidade deturpada que o caracteriza ao «enaltecer» a necessidade de todos os alunos deverem ambicionar o diploma do 12º ano sem nunca referir que a verdadeira ambição deverá ser a de "aprender" e "adquirir competências" compatíveis com um grau de ensino pré-universitário.

Talvez tudo isso se deva ao facto de ser mais fácil "oferecer" os referidos diplomas com fins estatísticos do que arranjar agora universidades para todos em que os cursos sejam tirados através de fax...

Sem comentários: