sábado, 13 de setembro de 2008

Até que enfim alguém se preocupa com os portugueses...e nos promete fornecer «pirão»

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, deu hoje as boas-vindas em Caracas ao ministro da Economia e Inovação, Manuel Pinto, e a uma delegação de empresários portugueses, a quem sugeriu a exportação de mandioca para Portugal.
«Daqui podemos enviar yuca (mandioca) para lá, que vocês não produzem. Podemos mandar por camiões, aqui produzimos até pão de mandioca», sublinhou o presidente da Venezuela que se vê que conhece bem as necessidades de Portugal.
Efectivamente, há que tempos que não encontro uma boa "fuba" para fazer um "pirão" decente e confeccionar a "moamba" de que tanto gosto! Só tenho pena que Chavez não tenha proposto também a vinda de "démdém" para completar o conjunto.
Embora todos os portugueses saibam do que estou a falar, já que se trata de bens essenciais na nossa alimentação diária mediterrânica, não me devo esquecer que há montes de estrangeiros que, vivendo em Portugal, aínda não tiveram a hipótese de provar qualquer destes ingredientes e os pratos nacionais que com eles se confeccionam.
Assim, é preciso dizer que "fuba" não é mais do que "farinha de mandioca", com a qual se confecciona uma «massa» tipo puré esbranquiçado e peganhento, "démdém" é o fruto da palmeira através do qual se obtém o chamado "óleo de palma" e uma "moamba", por exemplo de galinha, é um prato delicioso nacional (segundo Chavez) que aconselhamos vivamente.
Nada de bacalhau, que isso era o que se comia antes de pertencermos à Europa !

Sem comentários: