quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Estudo sobre compadrio e corrupção

A dupla Políticos & Negócios mata a competitividade

Uma investigação do cientista político Raj Desai, da Universidade de Georgetown, mostra que as empresas politicamente influentes são mais ineficientes, tendem a inovar menos e a criar artificialmente emprego.

Que o compadrio político é um cancro nas economias é algo empiricamente constatável. E frequentemente noticiado. Mas falta avaliar o seu impacto na gestão e na própria criação de riqueza. Parte dessa lacuna foi, agora, preenchida por uma investigação académica dirigida pelos professores Raj Desai e Anders Olofsgard para o Brookings Institution norte-americano.

A conclusão é arrasadora: o compadrio político é antieconómico. O estudo, intitulado 'Do Politically connected firms undermine their own competitiveness?', demonstra, com base num inquérito entre 2000 e 2005, a um universo de 10 mil empresas em 40 países, na maioria do chamado mundo em desenvolvimento, que o compadrio político é prejudicial à economia pois "fomenta a ineficiência, desincentiva a inovação, torna mais míope o planeamento, corrompe a competitividade e distorce a concorrência nos mercados".
In Jornal Expresso - Jorge Nascimento Rodrigues, 2008/09/10

Sem comentários: