domingo, 13 de abril de 2008

O País da subversão total de valores

Os portugueses tiveram oportunidade de constatar a situação grave em que se encontra a vivência das escolas portuguesas, pela trasmissão exaustiva que os meios de comunicação social televisivos fizeram de uma filmagem colocada no You Tube de acontecimentos lamentáveis e que envolveram todos os alunos de uma turma da Escola Secundária Carolina Michäelis e uma professora.
Os acontecimentos são demais conhecidos para que haja necessidade de os voltar a invocar !
A situação
, para lá de ter sido visionada pelo País à exaustão, não constitui novidade quanto ao que se passa na maioria das escolas, por mais que as autoridades a pretendam desvalorizar ou branquear. E não nos podemos esquecer que se verificaram numa escola dita «normal» e não numa escola «problemática».
Em qualquer País europeu que não o nosso, tais acontecimentos seriam encarados com apreensão e seriam certamente objecto de atenta análise e correcção.
Em Portugal
, onde todos sabiam que situações destas se passavam com frequência, a reacção foi a que caracteriza uma sociedade atrasada e cínica que não se consegue desligar dos tiques do século passado, consolidados pela longa ditadura do Deus, Pátria e Autoridade.
Tal como em relação às amantes, o que era preciso é que nada se soubesse, tudo em nome dos bons costumes !
E a máxima vergonha vem agora com a subversão total de valores subscrita pela Direcção Regional de Ensino do Norte (DREN).
Para espanto de todo o País, sabemos agora que a DREN
, certamente que por instrução do Governo, resolveu enviar ao Ministério Público e à Entidade Reguladora para a Comunicação Social uma queixa contra a forma como alguns órgãos de informação difundiram o video que documenta o incidente.
Video esse que foi efectuado por um dos alunos envolvidos, com a participação de toda a turma e para seu gáudio como se viu, e por ele(s) próprio(s) colocado voluntàriamente num programa de divulgação de video internacional totalmente aberto.
A falta de vergonha e a atitude censória deste governo, chefiado por um lider de pés de barro e telhados de vidro, começa a ENJOAR o País !
Afinal, que treta de País é este em que se subvertem totalmente as situações, e em que se fica a saber que no fim de tudo, o processo de averiguações levado a efeito pela escola permitiu aplicar aos alunos envolvidos as seguintes sanções:
  • O aluno que impediu a ajuda à professora vai ser suspenso por um período inferior a dez dias;
  • Toda a turma terá mais uma hora dedicada à Formação Cívica.

Assim sendo, muito se devem estar a rir os alunos da referida turma !

Sem comentários: