sexta-feira, 25 de abril de 2008

25 de Abril - confusões entre a data e o seu significado

Trinta e quatro anos depois da data que permitiu que Portugal pudesse ter invertido o sentido do seu tradicional atraso cultural e económico, eis que um dos políticos que mais tempo esteve no poder, como PM e agora como PR, vem lamentar que a juventude que «ajudou» a crescer sob uma total ausência de princípios éticos e morais, manifeste ignorância sobre a revolução de Abril.
Confusos estiveram todos os políticos desde então, que não souberam apostar nos verdadeiros alicerces de uma mudança radical, apostando no bem mais precioso - a Educação, o qual faria hoje a diferença face aos desafios que se colocam ao País.
Confusos estão também alguns portugueses face à oportunidade única perdida e face ao espectáculo lamentável que os políticos de sempre, e recentes arrivistas, têm e estão a dar de um sistema dito democrático (autocrático ?) que bloqueia o País em querelas partidárias e em proveito próprio, culpando depois o resultado da sua inépcia - a juventude, de ser ignorante sobre o 25 de Abril!
Confusos não estão os restantes portugueses porque se alheiam totalmente do futuro do País e dos seus próprios filhos. O que os preocupa é o futebol, o fado e fátima, tal como antigamente...
Se a ignorância parece generalizada em relação ao ensino, os princípios subvertidos face aos maus exemplos do "vale tudo" que as Tv´s transmitem, a ética atirada para trás das costas por deformação da formação básica adquirida em casa, temos de concluir que a culpa é de todos nós porque nos limitamos a ir votar de 4/4 anos num dos "clubes" a que nos habituámos e nos alheamos das nossas responsabilidades, nesse mesmo momento, pelos 4 anos seguintes!
Por outro lado, não nos podemos esquecer de que aqueles que nem se dão ao trabalho de ir votar constituem quase a maioria de nós, e a sua falta de responsabilidade democrática é fruto de todos os erros atrás referidos.
A "liberdade", símbolo máximo da revolução de Abril, teria de ter sido «ensinada» ao povo português para que não se confundisse com «a minha liberdade» e o vale tudo actual!
A "História" raramente se repete e o País está a divergir cada vez mais daqueles que agarraram a oportunidade no tempo certo.
Que a juventude manifeste ignorância sobre o 25 de Abril, no sentido que lhe deu o PR, não me preocupa mìnimamente. O que me preocupa é que essa juventude não assuma os seus ideais mais profundos e não queira inverter o sentido da "História" que estamos a trilhar em direcção à desagregação total.
Talvez tenha chegado o tempo para uma «Refundação» da democracia em Portugal!

Sem comentários: