terça-feira, 28 de junho de 2011

As campanhas do bacalhau e eleitorais

Alegorias meditabundas

Tal como em 1966 o Santa Maria Manuela saiu em busca do longinquo peixe que os portugueses preferem mas não têm nas suas águas, assim sairam de casa no passado dia 5 de Junho de 2011, inebriados pelo «fado» que os persegue, em busca do peixe seco disponível no momento...ou então a caminho dos "Algarves" onde, quais lontras, se empilharam na areia olhando nostalgicamente para os lado do meridião à espera de algum qualquer tsunami, que isso de D. Sebastião já quase todos não sabem do que se trata !

E a realidade é que, peixe disponível e em boas condições não existe por cá há muito...e a marinha foi-se como os anéis nos dedos ! Peixe do tipo "THE BIG FISH", imaginado em tom de guitarra de 12 cordas e por Tim Burton, não por qualquer rapaz das velhas, das novas ou das novíssimas oportunidades.

Oportunidades que tivémos e que desbaratámos ao som de slogans e incompetências inúmeras, umas atrás de outras...à espera de um Pai Salvador, qual esse que até ao momento só encontrámos num cheio de "tabus" e aínda por cima mudo ! Claro que os provérbios populares são sábios e bem verdade é que "quem pouco fala menos hipótese tem de dizer asneiras e até o seu silêncio aparenta conhecimento profundo". (adaptação livre do conhecido "Quem muito fala, pouco acerta")

Estas são algumas palavras para aqueles que tenham a capacidade de entender o sentido das campanhas, quer seja a do bacalhau quer a de outras...e do «fado» a que parece estarmos condenados.

Alguns tê-la-ão certamente. Quanto à maioria dos que constituem este reino de Liliputianos já não estou tão certo.


O navio Santa Maria Manuela gémeo do Creoula na pesca do bacalhau na campanha de 1966 nos bancos leste da Terra Nova, e Davis Straits, a oeste da Gronelândia. (15 minutos)

Santa Maria Manuela em 1966 (National Film Board do Canadá) from Goncalo Ramos Ferreira on Vimeo.

Sem comentários: