quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Mais uma comissãozita parlamentar...para baralhar !



Segundo o Jornal Público de hoje, a conferência de lideres decidiu que a comissão parlamentar de inquérito ao caso do Banco Português de Negócios (BPN) toma posse na próxima terça-feira e será presidida por um deputado do PS, aínda não divulgado.

Apesar da tomada de posse, a comissão de inquérito só deverá começar a funcionar em pleno a partir de Janeiro, segundo a secretária da mesa da Assembleia, a deputada Celeste Correia.

Trata-se de mais uma das «largas centenas» de comissões parlamentares constituidas ao longo dos tempos para "investigar" situações que extravazam em muito a responsabilidade política, inserindo-se na responsabilidade criminal claramente fora do âmbito de acção dos deputados.

Aliás, a ter-se em conta a falta de ética, seriedade e mesmo de formação da maior parte dos actuais deputados da Nação, mais uma vez demonstrados no último folhetim da telenovela parlamentar - Deputados à beira de um ataque de nervos...para se pirarem para um fim de semana alargado, certamente que ninguém irá esperar resultados da actuação da futura comissão parlamentar de inquérito.

Resultados, certamente que serão os inerentes aos honorários acrescidos dos participantes, o custo administrativo de apoio por parte dos serviços da AR que poderiam estar a fazer qualquer outra coisa de útil como o controle efectivo dos deputados que assinam a sua presença...e se «pisgam», as possíveis senhas de presença, etc...

Independentemente de qualquer juízo de valor sobre «a verdade», veja-se o caricato dos resultados das cerca de duas dezenas de comissões de inquérito ao caso «Camarate» - umas vezes trata-se de atentado, outras vezes foi um simples acidente ! E continua-se, ad-eternum, a nomear comissões atrás de comissões para investigar...o já por demais investigado !

Sem comentários: