segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Resposta às perguntas...de João Duque a propósito do que fazer com a RTP

Como foi noticiado por todos os meios de comunicação social, João Duque - Presidente do ISEG foi encarregue por Passos Coelho de coordenar uma comissão que elaborasse um estudo sobre a RTP no sentido da sua prevista reorganização e privatização.

Esse estudo, no entanto, parece ter sido "ignorado" pelo próprio Passos Coelho dada a enorme influência que Miguel Relvas (o das negociatas lá pelo Brasil...) tem sobre ele e face à sua pré-concebida ideia de privatizar a RTP 2 em vez de a extinguir simplesmente.

De qualquer modo é deveras elucidativa a visão do «nóvel laranja» João Duque sobre o que este entende sobre o que deveria ser a nova RTP, nomeadamente no que se refere à Informação.

Ora leiam lá o seguinte artigo que publicou no Semanário Expresso e vejam se as respostas óbvias não deverão ser mesmo as que a seguir lhe damos.

Respostas:

Caro João Duque
Depois de termos lido o seu artigo que acima se reproduz, não podemos deixar de lhe responder às questões que falaciosamente colocou.
Assim, e falando do "feliz" casal Smith de Manchester, gostaríamos de lhe dizer que o conhecemos e que o mesmo se desloca todos os anos a Portugal, nomeadamente ao Algarve, onde fica sempre deliciado com o Sol que rareia no seu País. Mas, acima de tudo, aquilo que mais os atrai são os baratissimos preços que conseguem obter por uma semana inteira no Algarve com tudo pago - avião, transportes, hotel de 5 estrelas, boa comida, etc., tudo pago em Inglaterra antecipadamente e por um preço inferior a mais de 50% daquele que qualquer português consegue cá pelo burgo.
Claro que já cá vêm há um ror de anos, bem como todos os seus amigos, e quando fazem zapping nas suas TV´s nem param em nada que esteja numa lingua que não conheçam...como aliás é típico dos Ingleses e dos Norte Americanos. O cenário 2 desta primeira questão torna-se portanto irrelevante, mas como o meu caro amigo diz que as pessoas estão a "clamar" penso que se refira à indignação de quem esteja nessa sua imaginada praia pelo estado em que se encontra e não esteja a sugerir que se trata de uma "manifestação orquestrada pela CGTP", não?
Quanto à segunda questão, a que se refere ao ilustre membro de um governo que se auto-perpetua no poder sem eleições verdadeiramente livres e seguindo o exemplo do seu Chefe Supremo, o meu caro amigo poderia pelo menos ter tido o bom senso de escolher um exemplo de um outro País sobre o qual os portugueses não soubessem o que aí se passa. Aínda por cima quando foi recentemente publicitada a violenta repressão policial que foi exercida sobre uma dúzia de jovens manifestantes a favor de eleições livres, tendo alguns sido bàrbaramente espancados em público por indivíduos à paisana (seria a DISA, ou o meu amigo não sabe de que se trata?).
Claro que, na sua questão, também não fala sobre a recente alteração efectuada na Constituição Angolana e que passou a prever que o 1º elemento da lista do partido vencedor seja desde logo nomeado Presidente da República, tudo isto para que o MPLA se perpetue sem qualquer sobressalto.
Mas, mesmo que nada do que se referiu fosse verdade, só com muita ingenuidade e falta de calo político é que o meu amigo pode imaginar que o tal ministro dos negócios estrangeiros fosse fazer zapping para uma TV portuguesa, uma vez que lá estarão certamente todas aquelas dos Países que «subornados» pelo petróleo vêm sustentando o regime angolano - EUA, França, Russia, China, etc. E o meu amigo acha certamente que a CNN iria ser ultrapassada em zappings pela sua ZBD !
Ora, João Duque, sei que tem qualidades académicas bem mais apreciadas pelos portugueses do que esta sua recente veia política. Deixe lá para os "Migueis Relvas" estas coisas das politiquices, pois deles não temos nada a esperar.
Mas de si, caramba! Tenha juizo e volte lá para o ISEG pois para fazer figura de parvo já cá temos o Álvarito Canadiano, ok ?
Além disso, essa de só transmitir notícias felizes tem direitos de autor e o mesmo não nos parece recomendável, pois se trata do "Grande Lider" Kim Jong Il, o qual herdou a paranóia do seu pai...ex-lider da Coreia do Norte.
Ou pensa transformar o que sobrar da RTP no "Ministério da Propaganda" nazi chefiado por Goebbels ?

Sem comentários: