quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

A fabulosa ascensão de uma "Super-Girl" do Reino Laranja...

Este blog recebe diàriamente dezenas de emails de denúncias de situações escandalosas e que têm de ser denunciadas. No entanto, é nosso hábito confirmar a sua veracidade e, se possível, actualizar a informação recebida. É este o caso deste post.

Num email recebido, com informação do ano passado, faz-se simplesmente referência a uma «senhorita» que teria transitado de simples jornalista do DN para Assessora de Imprensa do Ministro da Economia com um vencimento de espantar...

Como a realidade é bem mais grave e convirá saber donde veio, onde esteve e para onde foi a tal «senhorita», aqui fica esse testemunho.

Nome: Maria de Lurdes Vale
Profissão: Jornalista do DN, que passou anteriormente pela Embaixada Portuguesa em Madrid e que aí, cumulativamente, foi correspondente da estação televisiva SIC

Como jornalista do DN, assinou diversos artigos extremamente corrosivos contra o Governo de José Sócrates em plena campanha eleitoral de Junho do ano passado e, em artigo inserto no mesmo em 20 de Fevereiro de 2011 de título "Contra os que sempre passaram à frente", escrevia o seguinte:

"...Estamos a viver tempos de insatisfação crescente. As perspectivas sobre a situação económica não são as melhores e há reformas que vão ter de ser feitas para que Portugal possa continuar a manter o mínimo de credibilidade junto dos seus parceiros europeus. O desemprego vai aumentar, os cortes nos salários vieram para ficar e os portugueses vão ter de se habituar a sobreviver com muito menos. Terá de haver uma mudança de vida profunda, e já ninguém terá paciência para ser cúmplice de um regime que premeia os amigos e os conhecidos em detrimento dos que tiveram de fazer o caminho à sua própria custa. Ao contrário do que muitos pensam, esta revolta dos jovens de hoje talvez seja a primeira depois do 25 de Abril que tem pés e cabeça."

Ora, face ao que expôs em tal artigo e que tivemos a oportunidade de assinalar, seria de esperar que a sua posição política e profissional após a vitória do PSD nas Legislativas de Junho de 2011 fosse coerente com o pensamento expresso.
Mas verificamos desde logo que não, quando a Agência Financeira de 6 de Agosto de 2011 às 19:38 noticia o seguinte:

"O Ministério da Economia e do Emprego nomeou dois assessores com estatuto remuneratório equiparado a director-geral, pelo que irão receber um salário mensal bruto de 3.892,53 euros.
É o que consta nos despachos publicados ainda na sexta-feira, em Diário da República. Em causa, estão os cargos de Eduardo Raul Lopes Rodrigues - técnico superior da Direcção-Geral das Actividades Económicas, nomeado «em comissão de serviço e sem suspensão do estatuto de origem, para realizar estudos e trabalhos técnicos no âmbito das respectivas habilitações e qualificações profissionais» - e de Maria de Lurdes Vale, a assessora de imprensa mais bem paga do Governo.
Diz o diploma que estes dois assessores vão auferir a «remuneração correspondente ao estatuto remuneratório do cargo de direcção superior de 1.º grau, incluindo subsídio de alimentação, acrescida dos subsídios de férias e de Natal».

Os argumentos do Ministro
...
Quanto a Maria de Lurdes Vale, assessora de imprensa que o ministro foi buscar ao «Diário de Notícias», a jornalista foi nomeada para «realizar estudos e trabalhos técnicos no âmbito das respectivas habilitações e qualificações profissionais, na área da informação e comunicação social», refere o mesmo diploma.

Nem os assessores do primeiro-ministro ganham tanto como Maria de Lurdes Vale. A própria argumentou ao mesmo jornal que tem a cargo a assessoria de comunicação de um «superministério que, além do ministro, tem seis secretarias de Estado» e lembrou ainda que «tem um curriculum de 23 anos de experiência»."

Curiosamente, nem se tinham passados 4 meses sobre este prémio da Lotaria Clássica e eis que lhe sai o Euromilhões, ou seja, é nomeada administradora do Turismo de Portugal!

E esta, heim? Tal como diria o saudoso Fernando Pessa.

Sem comentários: