terça-feira, 1 de julho de 2008

É preciso lata e muita falta de vergonha...


A RTP 1 apresentou ontem, no seu noticiário das 20:00 e com honras de acontecimento nacional, uma reportagem sobre o lançamento da biografia do Sr. José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa, a qual refere hoje no seu site noticioso online nos seguintes termos:

"Manuel Dias Loureiro
e o dirigente socialista António Vitorino fizeram a apresentação da biografia do primeiro-ministro, "Sócrates - o menino de ouro do PS", livro da editora "A Esfera dos Livros" da autoria da sub-directora da Antena 1 Eduarda Maio.

Na sessão de apresentação do livro, não esteve presente qualquer ministro do actual Governo e apenas compareceram alguns secretários de Estado, casos de Fernando Serrasqueiro e de José Miguel Medeiros.

Na plateia, estavam sentados deputados socialistas como Maria de Belém, Marques Júnior, Miranda Calha, José Junqueiro e Renato Sampaio, e dirigentes do PS como José Mota (presidente da Câmara de Espinho) e Rui Oliveira e Costa.

Na sua intervenção, Manuel Dias Loureito, ex-secretário-geral do PSD e ex-ministro de Cavaco Silva, fez rasgados elogios sobre o trabalho da autora, Eduarda Maio, salientando a credibilidade das fontes utilizadas pela jornalista não só para fazer a biografia de Sócrates mas também sobre o perfil do actual chefe do Governo.

"O lado dos afectos [em Sócrates] foi dos que mais me emocionou, o seu amor pela sua terra Vilar de Maçada [em Trás-os-Montes]. Estão em Vilar de Maçado os valores que o amarram à vida", disse.
Neste ponto, Dias Loureiro foi ainda mais longe.

"Há duas coisas que não podemos escolher: os nossos pais e a terra onde nascemos. Temos a obrigação de respeitar essa herança, amá-la e transmiti-la", afirmou, destacando depois no actual primeiro-ministro socialista características como "a enorme generosidade" e "a sensatez e prudência".

Na perspectiva de Dias Loureiro, essa sensatez e prudência de Sócrates esteve bem patente "na caminhada" que o levou à direcção do PS.

Ainda sobre as características que retirou do actual líder do PS após ter feito a leitura do livro, Dias Loureiro sublinhou os seus "traços de coragem", o "homem trabalhador" e o "homem de detalhes".
"Só quem está atento aos detalhes pode fazer grandes coisas. Essa é uma característica dos grandes homens", comentou o ex-ministro de Cavaco Silva, antes de referir "a capacidade de liderança" e a "capacidade estratégica" do actual chefe do Governo.
No final da sua intervenção, Manuel Dias Loureiro foi longamente aplaudido pela plateia, maioritariamente socialista.
Há quem não aguente qualquer bebida sem que fique logo com um «grão na asa» e quem, talvez mesmo sem beber aguardente vínica, fique embriagado de «enlevo pelo his master´s voice».

Só isso justificaria a presente «opereta» e o erro que o jornalista da RTP cometeu ao dar a conhecer o nome da biografia de José de Sousa, "Sócrates -- o menino de outro do PS".

Acreditamos que tenha sido erro e que não haja qualquer outra razão para duvidar da paternidade de Sócrates !

Veja o artigo original: Lisboa, 30 Jun (LUSA)...linha 5 do texto

Sem comentários: