segunda-feira, 30 de junho de 2008
O ciclo infernal dos aumentos em cadeia
Sócrates já se inscreveu em curso ministrado por Robert Mugabe
O Presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, foi hoje investido como Presidente, para cumprir um sexto mandato, aos 84 anos, com 24 no poder, depois de já ter sido anunciado que a tomada de posse ficaria adiada para amanhã. Mugabe que era o único concorrente às eleições, conseguiu 90,2 por vento dos votos num escrutínio classificado por alguns países como uma farsa.
Após este curso, seguir-se-á o mestrado de uma só cadeira na Universidade Independente sobre "não percebo porque é que os empresários não gostam de mim?"
domingo, 29 de junho de 2008
Deputados...daqueles que nos chamam «cubanos»
Segundo o Jornal Expresso, uma chamada de telemóvel atendida a bordo de um avião, pelo vice-presidente da Assembleia Legislativa Regional da Madeira (ALRM), Miguel de Sousa, no passado fim-de-semana, causou transtornos, atrasando a saída dos passageiros e obrigando o comandante da aeronave a solicitar a presença da polícia a bordo.
A partir deste ponto as versões divergem. Miguel de Sousa garantiu ao Expresso que desligou o telemóvel imediatamente e que o comportamento do comissário de bordo foi excessivo. "O procedimento foi excessivo, porque o avião já estava imobilizado na placa há algum tempo e fiz aquilo que todas as pessoas fazem, que é ligar o telemóvel".
"Passageiro desordeiro"
Os passageiros têm outra versão e garantem que Miguel de Sousa não só não acatou a ordem para desligar o telemóvel, como também pôs em causa a autoridade do comissário de bordo ao exigir a identificação do tripulante. Perante esta situação, e de acordo com as normas relativas a comportamentos desviantes em aeronaves, o comandante seguiu o procedimento.
PSP dispensada
"Chegada ao local a acção da PSP foi dispensada pelo responsável máximo da aeronave, na medida em que o assunto que originara a nossa comparência, estava ultrapassado e sanado. A PSP não teve necessidade de identificar qualquer das partes".
Miguel de Sousa diz que vai continuar a utilizar o telemóvel dentro do avião, dentro daquilo que lhe for autorizado. A este respeito o deputado do PSD diz que é crime fumar a bordo mas não é crime abrir o telemóvel quando o avião está imobilizado na pista.
"O que o Eng. José Sócrates fez é crime, o que eu fiz não é nada" até porque acrescenta "há dias telefonei a um comandante amigo para nos encontrarmos ao que ele me respondeu que ainda não tinha aterrado".
Comentários para quê ? É um político português...e madeirense. Nós somos os «cubanos» e fingimos que somos parvos !
Espanha campeã do EURO 2008
sábado, 28 de junho de 2008
Estará o pinóquio a querer comparar-se com Ségolène Royal ?
TGV´s, TPV´s e PDT´s
Propos recueillis par FABRICE AMEDEO 08/11/2007 Mise à jour : 13:15 Le Figaro
La reine Elisabetha inauguré hier à Londres la nouvelle gare de Saint Pancras qui accueillera dès mercredi l'Eurostar. Autre nouveauté : le temps de parcours entre les deux capitales ne sera plus de 2 h 35 mais de 2 h 15, grâce à l'ouverture du dernier tronçon de la ligne à grande vitesse britannique.
Desta vez...eu cá não fui !
sexta-feira, 27 de junho de 2008
Tempos houve em que o CDS prometeu um Jaguar a cada português.
Assim todos os portugueses serão iguais perante a Lei, desde que tenham iates…
Trata-se de mais um dos embustes que este governo, o sem vergonha do partido que o sustenta e certamente o «grande centrão» de interesses obscuros que une o PS-PSD-CDS e seus apparatchick, que vêm enriquecendo à nossa custa, nos aplica.
Uma equipa a sério e não um grupo desgarrado de vedetas !
quarta-feira, 25 de junho de 2008
Oito dias de ausência...e nesta treta de País tudo na mesma !
Deputados ao acaso - razões para a permanência de uma semana mais
Afinal não é todos os dias que um trabalhador agrícola, com o cíclo preparatório e membro do Comité Central do PCP consegue chegar a deputado.
Caramba, está a fazer concorrência ao Sr Carvalho Pinto de Sousa, o pinóquio, e além disso pertence a uma Comissão Parlamentar que fez grossa asneirada na elaboração da 6ª emenda (sexta, é mesmo verdade!) ao DL 555 que regulamenta o Regime Geral de Edificação Urbana, o que este deputado deve tratar certamente por tu !!!
Serão histórias para mais tarde e que obrigaram o Bastonário da Órdem dos Engenheiros (onde o pinóquio não se pode inscrever pelo facto de o seu pseudo-curso da Independente não ser reconhecido pela OE) a solicitar ao governo várias correcções à emenda, muitas delas não técnicas mas meramente de concordância clausular.
Talvez se tivesse sobrado um diplomazito do 6º, 9º ou 12º ano que pudesse ter sido oferecido ao deputado José Soeiro, ele pudesse num ápice ter detectado os erros e evitado a vergonha de ter de haver uma emenda da emenda da emenda da emenda...
segunda-feira, 16 de junho de 2008
A Beleza na Miséria
Ah! Com este rapaz a Europa está salva...
Haverá alguém que aínda se lembre de Jean Paul Belmondo em L´Aventure C´est L´Aventure ?
Chumbo do Tratado de Bildelberg pela Irlanda. E agora ?
Chumbo no referendo na Irlanda
Numa altura em que 18 Estados-membros já ratificaram o Tratado de Lisboa – assinado pelos líderes europeus na capital portuguesa a 13 de Dezembro passado –, a Irlanda, o único país a realizar uma consulta popular por imperativos constitucionais, rejeitou o documento, com o “não” a alcançar 53,4 por cento dos votos, contra 46,6 por cento do “sim”.
Ou será que o Governo Irlandês vai passar a fazer um referendo mensal até que os seus cidadãos aprovem o mesmo ?
Emprestamos-lhes os nossos pequenos Cavaco, Sócrates e Alberto João bem como o nosso Parlamento por uns tempos. Aposto que os Irlandeses não aguentam mais de um mês e assinam logo tudo de cruz...
domingo, 15 de junho de 2008
Os portugueses "não rigorosos" de Cavaco Silva
Dívida da Câmara Municipal de Santarém continua a aumentar e é a pior pagadora do distrito
A mim e certamente a muitos outros não era dirigida a "mensagem" pois não lhe reconheço estatura moral e coerência para me apontar sequer o dedo mindinho, quanto mais o indicador.
Sr. Presidente da República, mantenha-se calado e esfíngico como até agora, faça umas inauguraçõesitas, visite umas escolas e entretenha uns miudos do ensino preparatório - não se arrisque em escolas do secundário e muito menos nas Universidades !
quinta-feira, 12 de junho de 2008
A silly season, buracos negros e um novo telescópio
Os buracos negros produzem-nos. Mas como, exactamente? Os cientistas querem desvendar a intrigante física dos raios gama, a radiação mais energética que se conhece, criada por alguns dos fenómenos mais violentos do Universo. Esta é a missão do Glast (Gamma-Ray Large Area Telescope), o novo telescópio que a NASA lançou ontem à tarde para o espaço.
Lançado por um foguetão Delta II, de Cabo Canaveral, Estados Unidos, o Glast orbitará a Terra a cerca de 550 quilómetros de altitude, completando uma volta ao planeta a cada 95 minutos. Será o primeiro telescópio espacial de raios gama capaz de observar o céu inteiro todos os dias, com uma sensibilidade sem precedentes.
Numa altura em que os acontecimentos importantes da vida desta treta de País se resumem às recentemente anunciadas contratações futebolísticas e às habituais «tricas» parlamentares é bom saber que coisas de enorme interesse continuam a acontecer no Mundo, para além da miséria, fome e morte de inocentes.
Veja o artigo original: Novo Telescópio no Espaço
Veja o seu lançamento: Lançamento do Telescópio GLAST
Sessão Parlamentar da AR em 12 de Junho de 2008
As confusões de Cavaco Silva
Segundo o jornal Público, o Presidente da República referiu nas comemorações do «dia da raça», como chamou ao 10 de Junho tal como Américo Tomás e Oliveira Salazar o fizeram durante décadas, que "um país onde as instituições não sejam fiáveis; um país que não cresça e não inove, criando riqueza e oportunidades para todos; um país sem uma escola de onde saiam elites capazes de integrar a sociedade do conhecimento e lidar com as tecnologias mais avançadas, um país que não confia no seu próprio futuro, por muito que possa orgulhar-se do seu passado, dificilmente pode aspirar a uma intervenção relevante no plano externo".
quarta-feira, 11 de junho de 2008
A Europa que temos
Nacionais - o Euro 2008, a falta de gasolina para ir para casa ver o jogo e como é que eu volto do Algarve sem gasolina (O da crise não resolvida no PSD já era!) ?
Internacionais: irá a Irlanda chumbar o tratado de «Lisboa» (que tem outro nome e que só interessa aos que estão a torcer pelo "não") ?
Os problemas graves, como tomar medidas coordenadas a nível europeu para alterar a situação que se criou com o "flop" da economia americana que já atingiu 5,5% de desemprego e cuja dívida pública está totalmente nas mãos da China e afins, a crise do aumento do preço e escassez dos alimentos, nomeadamente dos cereais, canalizados para a produção massiça de etanol, parece só incomodarem as pessoas nos seus pseudo-direitos egoistas.
Isso vê-se fàcilmente nas seguintes atitudes: os empresários de transporte continuam a pensar simplesmente a nível corporativo e tentam arranjar uma solução que os sirva, sempre numa óptica de subsidio-dependência. Para isso, e porque a fricção social está a chegar ao extremo, contam com a acção dos seus empregados, os «camionistas». Com o combustível a esgotar-se nas bombas, a «malta» que não está em casa ou que não foi para o Algarve ou para a Santa Terrinha, junta-se em confraternização durante horas em fila nas bombas de gasolina... a ouvir o relato do jogo.
O Estado de Direito, que já provámos não existir em Portugal com tropelias diversas dos Serviços Públicos tais como as "penhoras ilegais" apoiadas pelo Director Geral das Contribuições e Impostos, o PR do "dia da raça", a AR dos "230 párias" que a povoam à nossa custa, o Governo da "autocracia da maioria absoluta" e a pseudo-oposição também estão a ver o jogo Portugal-República Checa. Felizmente que o resultado foi a favor dos «Viriatos» porque, assim, as coisas serão bem mais fáceis - O PIB sobe, o desemprego e a inflacção descem, as conversas de café amanhã serão sobre o jogo e não sobre a crise e o resto logo se há-de arranjar de modo a que o Sr. Carvalho Pinto de Sousa, vulgo José Sócrates, vulgo Primeiro Ministro continue a aparecer perante a opinião pública como um Homem firme (?) ao leme desta carcaça!
Entretanto a Europa começa a ser um bom local para os americanos virem fazer filmes-catástrofe sem necessitarem de estúdios. Basta passearem-se por aí e não precisam nem de visto nem de avisar que vêm com 72 horas de antecedência!
Actualização de faltas do deputado Jorge Neto
o que implica que a percentagem de faltas apontada anteriormente subiu para 21,5% !!!
Veja seguidamente: Turbo deputados
segunda-feira, 9 de junho de 2008
Guerra no Afeganistão ?
Coluna portuguesa atacada por milícia talibã
Os tempos e os locais mudam, mas o cinismo é o mesmo...
domingo, 8 de junho de 2008
Crónicas da Tailândia
Por motivos profissionais, estive várias vezes na Tailândia, nomeadamente em Banguecoque
---/---
Senhores políticos e deputados... ASSIM NÃO DÁ !!!
Tal decisão baseia-se no facto de os deputados, de formação e partidos diferentes, pertencerem ambos a uma das comissões eventuais da Assembleia da República - "Comissão Eventual para o Acompanhamento das Questões Energéticas".
Confesso humildemente que ontem, quando da publicação no blog dessas biografias, tive uma vontade irresistível de comentar imediatamente o que talvez algum leitor mais curioso podia desde logo "desmascarar", se se desse ao trabalho de consultar o site do Parlamento, já que tudo o que aquí se publica é do conhecimento público por consulta do mesmo.
Mas creiam que ontem teriam certamente uma análise muito a quente, cheia de impropérios do tipo "filhos da puta", "cabrões", "chulos", "cambada de oportunistas", "vigaristas", e outras coisas do mesmo tipo que me vieram à ideia.
Para que isso não acontecesse e para que pudéssemos voltar ao trilho com um mínimo de serenidade decidi "encabrestar o touro" e só agora vou iniciar os comentários que julgo apropriados ao assunto.
Começo por referir que não reconheço a nenhum dos deputados formação apropriada ao exercício das suas funções na referida comissão - um, o deputado Renato Sampaio do PS, tem como habilitações literárias o «Curso Geral dos Liceus» e dele falaremos adiante. O outro, o deputado Agostinho Lopes do PCP, embora tendo uma licenciatura ela é em Engenharia Química Industrial e o deputado só realça do seu passado profissional o facto de ter sido professor do ensino secundário.
Apesar de tudo e em relação a este último deputado, verifica-se que foi o "relator" final do único projecto-lei de jeito da referida comissão, apresentado pelo PS com a subscrição de vários deputados deste partido, donde consta o nome de Renato Sampaio, que certamente de energia só sabe assinar de cruz.
Trata-se do "PROJECTO DE LEI N.º 444/X (3.ª) ESTABELECE A OBRIGATORIEDADE DE INFORMAÇÃO RELATIVAMENTE À FONTE DE ENERGIA PRIMÁRIA UTILIZADA".
É nestas alturas que me apetece dizer ao Sr. Carvalho Pinto de Sousa, vulgo José Sócrates, pseudo-licenciado em Engª Civil pela conceituada Universidade Independente, pelas cinco cadeiras que aí fez todas com o seu amigo e em regime de "fax" (novo regime de frequência em que se baseou ao promover a passagem de ano a qualquer aluno que não vá às aulas nem tenha aproveitamento!), que vá prá...
E já que anda a "oferecer" diplomas do 9º e 12º anos, caramba, que arranje lá uma licenciaturazita ao seu amigo e camarada Renato Sampaio, Membro da Comissão Nacional do PS, para que ele não ande aí a armar aos cucos...sem um canudinho !
Ah, e já agora uma que fique bem com o teor da outra comissão parlamentar à qual o «iletrado» faz parte - a "Comissão de Defesa Nacional".
sábado, 7 de junho de 2008
Idiotices do ´Andgué Gonçalves Pegueiga´
André Gonçalves Pereira, Jornal de Negócios, 06-06-2008
--- / ---
«boutade» de um ex-Ministro dos Negócios Estrangeiros de um Governo de Portugal
"A democracia portuguesa actual gera mediocridade"
Manobra de diversão táctica ou...
sexta-feira, 6 de junho de 2008
Os ´donos do mundo´ são o máximo !
Senado norte-americano rejeita projecto de redução de 66 por cento das emissões até 2050
Veja o artigo original: Senado dos EUA chumba corte na emissão de CO2
Galp concerta preços ... em Espanha !!!
Bruxelas infligiu no total uma multa de 183 milhões de euros às cinco empresas envolvidas na concertação de preços: BP, Repsol, Cepsa, Nynas e Galp.
Em Portugal, claro que os nossos "Sherlock Holmes" nada descobriram.
Talvez estejam na altura de aproveitar os «descontos de idade» da Multiópticas !
Veja o artigo original: Bruxelas multa Galp por concertação de preços em Espanha
quinta-feira, 5 de junho de 2008
O PSD tem um passivo de mais de 13 milhões de euros ?
Mais zangas desta vez entre puras donzelas...
Socialistas abandonam manifestação da CGTP
Assim, os principais sindicalistas do PS na CGTP abandonaram esta tarde a manifestação promovida pela central sindical contra a política do Governo. Foi o próprio Carlos Trindade, o coordenador da corrente socialista, quem confirmou a sua saída ostensiva da cabeça da "manif", quando esta passava junto ao cinema S. Jorge, a meio da Avenida da Liberdade.
Zangam-se as ´comadres´...
O deputado do PS Manuel Alegre recomendou hoje aos que o criticaram por ter participado no “comício das esquerdas” que "reflictam" sobre o que se passou e o entusiasmo que se sentiu no encontro e pediu-lhes que “tenham juízo”.
Na festa-comício, o socialista tinha já criticado a política económica do Governo PS por não ter resolvido o défice social e aconselhou "humildade" para solucionar os problemas do País.
Veja o artigo original: Manuel Alegre quer que os críticos tenham "juízo"
quarta-feira, 4 de junho de 2008
Entrada de cidadãos europeus nos EUA
Numa atitude de total prepotência, justificada por razões de segurança, o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos da América decidiu aplicar aos viajantes de 30 países abrangidos por isenção de visto a obrigatoriedade de ter de pedir autorização prévia para entrada nos EUA para estadias curtas em território americano.
Mikhail Gorbachev
Mikhail Gorbachev a favor da construção de um memorial às vítimas das repressões estalinistas
terça-feira, 3 de junho de 2008
Estado actual da política portuguesa
segunda-feira, 2 de junho de 2008
Assalto aos bolsos dos Portugueses - Comentários para quê ?
Despesa pública ilegal atinge 800ME em 2007
Entre as situações irregulares encontram-se pagamentos não orçamentados.
Jornal Expresso, 2 de Jun de 2008
O Tribunal de Contas detectou despesa pública ilegal de mais de 800 milhões de euros ao longo de 2007, refere o relatório de actividades desse órgão hoje divulgado.
"Em virtude da intensificação da acção do Tribunal de Contas foi detectada despesa pública irregular nas auditorias realizadas acima de 800 milhões de euros, nos vários níveis da administração - central, regional e local", pode ler-se nesse relatório.
Entre as situações irregulares encontram-se pagamentos não orçamentados, pagamentos com recurso a operações específicas do Tesouro e transferências de municípios para empresas públicas municipais com um instrumento legal "desadequado".
O tribunal presidido por Guilherme d'Oliveira Martins, cuja missão é fiscalizar as contas públicas, diz que efectuou 1.736 acções de controlo prévio a actos, contratos ou outros documentos, relativos a uma despesa de 4,2 mil milhões de euros.
Em 2007, o Tribunal de Contas recusou o visto a 46 actos e contratos relativos a 107 milhões de euros, que representam 2,5% da despesa submetida a visto.
Ao nível da fiscalização sucessiva, o Tribunal de Contas realizou 99 auditorias, e a fase de acompanhamento da execução das recomendações permitiu poupanças ao erário público de quase 20 milhões de euros (com a reposição de saldos e da restituição de pagamentos indevidos).
O mesmo organismo diz ainda que verificou em 2007 "a intenção do governo em regularizar despesas até então efectuadas por operações específicas do Tesouro", através do artigo 96.º da Lei do Orçamento do Estado para 2008.
(Des)acordo ortográfico
De acordo com o jornal Público de hoje, os signatários do Manifesto em defesa da Língua Portuguesa entregaram hoje ao Presidente da República um CD-Rom com as 45.000 assinaturas já recolhidas bem como nove pareces contra o Acordo Ortográfico.
Graça Moura disse, ainda, esperar que os pareceres agora entregues ao Presidente da República possam ser analisados e contrariar o processo. "O Acordo foi assinado em 1990 e devia ter entrado em vigor em 1994, sem que ninguém sentisse necessidade e urgência de o implementar, até que alguém o quis tirar do limbo onde estava", lembrou, não descartando a possibilidade de um acordo "sobre questões de pormenor".
Veja o artigo original: Movimento Contra Acordo Ortográfico
domingo, 1 de junho de 2008
Aínda os Recibos Verdes - incentivos à realização de contratos
Eleições no PSD
Manuela Ferreira Leite vence directas no PSD
Obedecendo ao "princípio de total equidistância", por demais demonstrado pelas análises apresentadas em O Voo do Falcão relativas aos partidos políticos que constituem o espectro político da nossa «coxa» democracia, em relação à qual vimos apontando deficiências, erros, abusos e «vergonhas», abstivémo-nos até ao momento de analisar o resultado e implicações das eleições levadas a cabo no PSD.
Podemos tirar as seguintes conclusões:
a) Também a nível interno partidário, o cálculo dos resultados de cada um dos candidatos corrigido pelo método de Hondt mascara o peso efectivo da «abstenção» e "inflacciona" as percentagens dos participantes;
b) A «abstenção» foi a verdadeira vencedora das eleições com 14.022 votos a mais do que os da vencedora oficial, agravada esta situação pelo facto de ter havido um forte apelo ao pagamento de quotizações em atrazo por um valor único de 15 euros por todos os anos de falta de pagamento;
c) Este apelo permitiu ao PSD encaixar cerca de 700.000 euros, os quais constituem um alívio da sua situação financeira face à multa que lhe foi aplicada pelo Tribunal Constitucional por não cumprimento da Lei de Financiamento dos Partidos;
d) Apesar de tudo, e uma vez que em 1996 o PSD teria alegadamente cerca de 200.000 militantes, a maior parte dos quais foi eliminada dos seus ficheiros por não pagamento das quotas, a “benesse” de resolver a situação de largos anos por uns simples 15 euros parece que não atraiu os ex-militantes!
e) Contràriamente à eleição dos anteriores líderes, e independentemente do método de cálculo da percentagem considerada para o vencedor, nunca ela foi tão baixa em termos absolutos nem os restantes candidatos mais significativos ficaram tão perto como agora;
e) Um partido aparentemente dividido em três sensibilidades dificilmente estará em condições de enfrentar em 2009 um partido de »carneiros obedientes» chefiados por um autocrata mascarado de D. Sebastião !!!
f) Não é por acaso que a maior parte dos comentadores afirma que quem ganhou as eleições foi o Sr. José Sócrates Pinto de Sousa. Infelizmente, digo eu...