sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Estado com práticas de «caloteiro»...

Fisco reembolsa contribuintes com cheques fora da validade
"O Fisco reembolsou 225 contribuintes, enviando-lhes cheques que em alguns casos não são possíveis de descontar, por a data estar fora da validade, confirmou à Lusa fonte oficial do Ministério das Finanças."

Seria interessante saber se o Estado a que isto chegou ficou com «ficha de caloteiro» no Banco de Portugal, ou se o distraido Victor Constâncio fez mais uma vez vista grossa...

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

A Banca, a roupa suja, os actores mafiosos e a lavagem de $$$$

Filha do Presidente de Angola compra quase 10 por cento do BPI

Isabel dos Santos, filha do Presidente angolano José Eduardo dos Santos, entrou no capital do Banco Português de Investimento (BPI), adquirindo ao Banco Comercial Português a posição de 9,69 por cento que este detinha no grupo liderado por Fernando Ulrich.As acções do BPI foram adquiridas a 1,88 euros cada. A transacção envolveu uma empresa portuguesa, a Santoro Financial Holdings, controlada por Isabel dos Santos.

Notas diversas:
  • Há meses, 2 emigrantes brasileiros «entraram» no BES e o resultado foi o que se viu;
  • Há meses, o BCP emprestou dinheiro ao filho do seu dirigente de topo, perdoando-lhe os juros correspondentes;
  • Há anos, o BCP «entrou» nos bolsos de milhares de clientes para encobrir uma operação de compra de acções próprias;
  • Há tempos, o BCP «entrou» em Angola e tornou-se «o banco do MPLA»;
  • Há anos que a família de José Eduardo dos Santos (ZEDU) «entra» nos bolsos dos angolanos, libertando-os da maçada de terem de gerir as riquezas naturais da sua nação;
  • Depois de ter «entrado» em Portugal já de inúmeras maneiras, a "nova-rica-sabe-se-bem-como-socialista-a-caminho-do comunismo" Isabel dos Santos, «entrou» no BPI através do amigo BCP.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Ética e princípios, equívocos e hesitações...


Manuel Alegre, tal como Mário Soares e outros elementos fundadores do PS aquí não nomeados para simplicidade de análise, foi sempre considerado um dos garantes depositários de um conjunto de princípios éticos, políticos e sociais definidores programáticos da origem social-democrata do Partido Socialista original.

Não foi por acaso que o PS se inseriu naturalmente no grupo europeu dos partidos de base social-democrata, muito por influência do então chanceler alemão Willy Brandt, com quem Mário Soares manteve ao longo dos tempos uma ligação muito estreita, enquanto que ao PSD acabou por ficar reservada a ligação ao movimento liberal.

Claro que estamos a falar de princípios programáticos, de teoria política e não da prática que norteia actualmente quer os partidos políticos portugueses quer os cidadãos deste País desencantado, ou «equivocado», melhor dizendo.

Isto porque, mudando-se os tempos e as vontades, neste caso para pior, a evolução em sentido acentuadamente descendente da «praxis política» e da «consciência cívica» dos cidadãos portugueses tem vindo a seguir a mesma evolução negativa que caracteriza os sectores da educação, da saúde, do emprego e das finanças. Ou, vistas bem as coisas, esta evolução em regressão será consequência inevitável daquelas, por muitas crises exteriores que se queiram invocar como desculpa !

Deixaremos a análise aprofundada da situação actual do sistema político português para outra oportunidade e orientemos a nossa atenção para «a notícia» em que se transformou a personagem ´Manuel Alegre´, nas expectativas que gerou e se geraram à sua volta, no acerto e desacerto das oportunidades políticas que se lhe apresentaram nos últimos três anos, na coragem política de alguns momentos e simultânea incongruência face a atitudes de complacência contraditórias com posições públicas assumidas anteriormente.

Voltando um pouco atrás, será necessário recordar as condições internas muito difíceis que caracterizaram a disputa eleitoral para secretário-geral do PS entre Manuel Alegre e José Socrates. Aos apoiantes daquele, «velhos» históricos e militantes sem ligação real às estruturas do «aparelho», opunham-se todos os recentes arrivistas da política instalados em tudo o que é sítio do aparelho partidário, nomeadamente nas comissões políticas, municípios e freguesias, assembleias municipais e de freguesia, etc., os quais constituem actualmente uma enormíssima maioria dos actuais deputados do PS na Assembleia da República.

Mas, para quem queira ser sério na análise, não pode deixar de verificar que o mesmo se passou relativamente aos outros partidos politicos como o PSD e o CDS. Basta uma consulta um pouco mais atenta ao site da AR e aos curriculum dos vários deputados para se poder constatar este facto.

Aínda em relação às eleições para secretário-geral do PS, há testemunhos de votações em assembleias de voto em que os membros da mesa diziam aos militantes em voz alta: "vê lá se votas no Sócrates e não no Alegre, ouviste?".

E eis que, de tudo isto parece ter emergido um «outsider» depositário de todas as esperanças dos desiludidos do PS e também dos de outros partidos charneira, ou mesmo do chamado «eleitorado flutuante» !

E será que a prática política dos últimos três anos deste «outsider», que se assume teimosamente como um «insider» incómodo justifica o nível de esperança nele depositado ?

A resposta a esta questão poderá estar na incongruência entre as persistentes ausências de Manuel Alegre nas sessões plenárias da AR, nas suas constantes votações ao lado dos seus pares mas com uma «declaração de voto» justificativa, nas afirmações antecipadas aos media contrariadas por posições complacentes na altura das votações.

É uma realidade que, tendo sido candidato à Presidência da República a «contra-vapor» da vontade da comissão política actual do PS e do seu secretário-geral, conseguiu uma votação histórica de cerca de 30%. Mas será que esta votação não foi influenciada pelo efeito do voto útil anti Cavaco ?

Alguém acredita que a formação de um novo partido político encabeçado por Manuel Alegre garanta à partida 30% dos votos ? Nem o próprio, a crer nas afirmações recentes de que "não pretende constituir um clubezinho".

O povo português já poderia ter lido nas entrelinhas das afirmações de Manuel Alegre que as mudanças no PS deverão vir de «dentro» do mesmo.

E alguém aínda acredita que, na actual situação de falta de ética, princípios e de consciência política e cívica a que os sucessivos governantes deste País conduziram o povo português, apareça uma vaga de fundo que altere o actual panorama ?

Ou continuamos eternamente à espera do D. Sebastião que se segue ?

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

BCP - thriller mafioso de fim imprevisivel..

Segundo o Diário Económico Online de 2008-12-15

BCP mantém em funções directores acusados pelo Banco de Portugal e está a analisar a acusação à própria instituição
O Millennium bcp mantém em funções os dois altos quadros do banco notificados pelo Banco de Portugal de acusação no processo e reserva para depois da análise dos documentos uma posição pública sobre a acusação formulada também contra a própria instituição.
"São colaboradores do banco e vão continuar em funções", disse hoje à agência Lusa fonte do Millennium bcp, questionada sobre se poderia haver suspensão, pelo menos durante o decorrer do processo, de Luís Gomes e Filipe Abecassis.
Estes dois altos quadros integram a lista de dez acusados, incluindo o próprio pelo banco, que na sexta-feira passada receberam notificações de acusação em processos contra-ordenacionais contra si instaurados pelo Banco de Portugal.
Para já não há apuramento de responsabilidades individuais mas foram notificados de acusação os 3 antigos presidentes do banco - Jardim Gonçalves, Paulo Teixeira Pinto e Filipe Pinhal - e os ex-administradores António Rodrigues, Alípio Dias e António Castro Henriques e Christopher de Beck, além dos dois altos quadros referidos.
Quanto à acusação feita à instituição, o Millennium bcp diz que, face à "extensão dos documentos de acusação recebidos", não pode fazer "qualquer comentário sobre os seus conteúdos antes de concluída a análise a que vai proceder."
"Concluída essa análise, o BCP esclarecerá publicamente o que for essencial para a correcta informação da opinião pública e/ou para defesa do seu bom nome", disse o banco em comunicado divulgado sábado ao mercado, em que confirmava ter recebido acusações tanto do BdP como da CMVM, estando em causa "alegadas irregularidades relacionadas com o financiamento de aquisição de acções emitidas pelo Banco por sociedades off-shore.
"Os acusados pelo banco de Portugal dispõem de 30 dias corridos para se defenderem, individualmente, apresentado testemunhas e provas que contradigam a acusação, e cabe depois ao supervisor analisar essas provas e ouvir testemunhas de defesa que sejam apresentadas.
Só depois o BdP tomará a decisão e se provar a acusação aplicará penas, que além de multas - no máximo um milhão de euros por infracção - podem incluir a inibição do exercício de funções de gestão bancária, por um período máximo de até dez anos.
Já no caso da instituição, ou seja o próprio BCP, o regime das instituições financeiras prevê que possa ser condenado a uma multa até 2,5 milhões de euros por cada infracção. A decisão final pode ainda ser contestada pelos arguidos em tribunal.
Comentário curioso:

José
Por causa deste banco, há cerca de 100 mil famílias a passar grandes dificuldades... Mais de metade dessas 100 mil famílias portuguesas, neste momento passam fome e miséria, é mesmo por culpa do BCP. Aliás; continua a extorquir os bens a essas ""famílias endividadas pela manipulação dos créditos das acções BCP em 2000/2001"" burladas na venda fraudulenta de Acções Próprias BCP e que hoje estão com o seu nome cadastrado no BdP, não podendo fazer movimentações em termos de créditos ou reformas de empréstimos de habitação e outros!... Estas "dívidas de créditos manipulados, " estão contabilizadas no BdP... São as tais dívidas que jamais serão pagas, porque tem a haver com os tais famigerados créditos de milhões de acções próprias BCP em 2000/2001. Aliás; depois de provado estes crimes e outros, a "Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) já tinha condenado o BCP ao pagamento de uma coima de 3 milhões de euros por um total de 100 sanções. No entanto, o regulador deliberou a suspensão parcial da execução de 2,5 milhões de euros da coima aplicada se o banco indemnizar os clientes prejudicados nas campanhas accionistas de 2000 e 2001". Só que ainda não resolveram nada, estão deixando o tempo passar... Enfim... Os responsáveis destas extorsões, devem ser severamente castigados. Investiguem os principais ex-administradores culpados e interlocutores dessas negociações, por exº: Dr. João Lourenço, Dr. Paulo Roriz, Dr. Rui Lopes, Dr. Spartlei, Dr. António Maria Lencastre, Drª Olga Cardoso, Dr. Jorge Silva e outros. Penso que ainda anda muito criminoso encoberto.(...) bcpcrime.blogspot.com

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Buracos negros a brincar e a sério...


E, no que se refere a buracos negros a sério, veja aquí as últimas descobertas de cientistas alemães em relação ao enorme buraco negro existente no centro da nossa galáxia.
Quanto ao terceiro buraco negro aquí reportado e aínda de dimensões desconhecidas trata-se de um rectângulo à beira mar plantado, designado por Portugal, e que nos tempos dos romanos era conhecido por ser uma terra «onde os que lá moram não se governam nem se deixam governar»

Mais uma comissãozita parlamentar...para baralhar !



Segundo o Jornal Público de hoje, a conferência de lideres decidiu que a comissão parlamentar de inquérito ao caso do Banco Português de Negócios (BPN) toma posse na próxima terça-feira e será presidida por um deputado do PS, aínda não divulgado.

Apesar da tomada de posse, a comissão de inquérito só deverá começar a funcionar em pleno a partir de Janeiro, segundo a secretária da mesa da Assembleia, a deputada Celeste Correia.

Trata-se de mais uma das «largas centenas» de comissões parlamentares constituidas ao longo dos tempos para "investigar" situações que extravazam em muito a responsabilidade política, inserindo-se na responsabilidade criminal claramente fora do âmbito de acção dos deputados.

Aliás, a ter-se em conta a falta de ética, seriedade e mesmo de formação da maior parte dos actuais deputados da Nação, mais uma vez demonstrados no último folhetim da telenovela parlamentar - Deputados à beira de um ataque de nervos...para se pirarem para um fim de semana alargado, certamente que ninguém irá esperar resultados da actuação da futura comissão parlamentar de inquérito.

Resultados, certamente que serão os inerentes aos honorários acrescidos dos participantes, o custo administrativo de apoio por parte dos serviços da AR que poderiam estar a fazer qualquer outra coisa de útil como o controle efectivo dos deputados que assinam a sua presença...e se «pisgam», as possíveis senhas de presença, etc...

Independentemente de qualquer juízo de valor sobre «a verdade», veja-se o caricato dos resultados das cerca de duas dezenas de comissões de inquérito ao caso «Camarate» - umas vezes trata-se de atentado, outras vezes foi um simples acidente ! E continua-se, ad-eternum, a nomear comissões atrás de comissões para investigar...o já por demais investigado !

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

A piada do dia...


Votações de sexta-feira
PSD vai analisar faltas dos deputados

O PSD vai reunir a direcção do seu grupo parlamentar para analisar as faltas dos deputados às votações de sexta-feira.
Jornal Expresso
- 2008/12/08


Tem piada esta intenção agora manifestada pelo PSD em analisar as faltas dos seus deputados a uma votação em plenário de uma proposta do CDS-PP, a qual poderia (?) ter sido aprovada pela oposição face às faltas da maioria PS, cujos deputados concorrem com o restante Grande Bloco Central de Interesses Particulares (GBCIP) pela taça do MAIOR FALTOSO do parlamento português!

Têm memória curta...

Para quem queira ver o que escrevemos na devida altura, leiam


segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Dias Loureiro, Jorge Coelho and Friends...




Leia aqui tudo sobre um dos maiores devedores do BPN - Abdul Rahman El-Assir, amigo de Dias Loureiro e sobre a sociedade de fundos gerida por este e Jorge Coelho.


O «Grande Bloco Central de Interesses Pessoais» (GBCIP) no seu melhor e em franco desenvolvimento em folhetins sucessivos.

Veja se descobre qual foi a comadre que se zangou...para que tudo esteja a vir ao de cimo. Dão-se alvissaras a quem descobrir !

domingo, 7 de dezembro de 2008

Deputados desesperados...para irem de fim de semana alargado!



O líder do PSD/Porto, Marco António Costa, afirmou hoje que existe "desmotivação no grupo parlamentar" social-democrata e defendeu que as faltas de deputados na sexta-feira resultam de "desarticulação na direcção da bancada" liderada por Paulo Rangel."
"Há uma desmotivação no grupo parlamentar, tenho falado com alguns deputados que me transmitem isso, como basta ver pelo empenhamento de poucas pessoas e a falta de envolvimento que existe no grupo parlamentar", disse à agência Lusa o presidente da Comissão Política Distrital do Porto. Questionado sobre as 28 faltas de deputados sociais-democratas - em 75 - nas votações de sexta-feira na Assembleia da República, que poderia aprovar um projecto do CDS-PP que recomendava a suspensão e simplificação da avaliação dos professores, o social-democrata declarou que se tratou de "um acidente de percurso", mas que a situação revela "uma certa desarticulação na direcção da bancada".
"Efectivamente a informação que eu tenho é que foi um acidente de percurso que resultou de uma certa desarticulação da direcção da bancada", disse, acrescentando ainda que, após a greve de professores no dia 3 de Dezembro, o PSD perdeu uma oportunidade para mostrar ao país que é "a única alternativa" ao Governo "desastroso" do PS.
Para além da natural preocupação que qualquer contribuinte português deve sentir face à falta de assiduidade e dedicação à «coisa pública» que a maioria dos deputados nacionais demonstra, qualquer que seja o seu partido, é interessante este raciocínio do Presidente da Comissão Política Distrital do PSD-Porto, pois ela revela uma preocupação com o acessório e manifesta um claro menosprezo por uma questão de princípio - os deputados eleitos têm de ser merecedores da confiança que o voto lhes atribuiu.
Para este Sr. o problema não foi de os deputados terem faltado, ou saído antes de uma votação, em grande pressa para um fim de semana alargado, mas sim a alegada perda de oportunidade de o PSD se mostrar à altura de discutir o poder com o PS, num assunto em que o descontentamento geral apartidário permite a qualquer partido que a ele se encoste, tempo de antena e espaço de notícia na comunicação social.
Caro Marco António Costa, para isso já lá está o PCP e o BE, não é ? Não acha que é uma subversão total de valores ? Ou tudo não passa de um pretexto para atacar o seu colega de partido que chefia a sua bancada parlamentar ?
São estas guerras intestinas do PSD e o que se vem sabendo de actuais e ex dirigentes seus que dão cada vez mais munições ao Sr. Pinto de Sousa e que fazem com que este se possa perpetuar no poder não por mérito próprio mas sim por inépcia e falta de credibilidade da oposição.
Como se pode deduzir de um ditado popular, pouco interessa que mudem as moscas...se a merda se mantiver a mesma !

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

A democacia na Madeira e os «Bokassas»


Segundo o Jornal Público de hoje, a emissão online do plenário da Assembleia Legislativa da Madeira (ALRAM) voltou ontem a ser retardada cinco minutos para permitir o corte de "cenas desprestigiantes" para este primeiro órgão do governo da região (?????).

Negando tratar-se de "acto de censura", o presidente do parlamento madeirense, Miguel Mendonça, assumiu a responsabilidade pela adopção da medida preventiva.

"Não é fundamental que a transmissão seja feita em tempo real", considera o presidente da assembleia que também mandou cortar a transmissão do circuito interno televisivo para os gabinetes dos grupos parlamentares da oposição e para a sala de imprensa, agora igualmente privada da emissão em áudio.

Às imagens em directo apenas pode aceder-se nas instalações do PSD e dos colaboradores directos do presidente (Ahhhhh...).



Ó Lula, já viste a esperteza do pessoal das «ilhas» a tentar imitar-me ?


Eu e os meus amigos temos de ter uma conversa com o Alberto João sobre este plágio...

O vendedor de tretas...


"As famílias portuguesas podem esperar ter um melhor rendimento disponível em 2009"
Segundo o Jornal Público, o optimismo foi manifestado hoje pelo primeiro-ministro, José Sócrates, e tem como base as baixas que se esperam nas taxas de juro dos créditos à habitação, nos preços dos combustíveis e na inflação.
É espantosa a capacidade de contorcionismo do Sr. Pinto de Sousa, o qual conta exclusivamente com o contexto externo para avaliar melhorias na situação económica dos portugueses durante 2009.
Para esta criatura, que durante este ano não foi capaz de encarar sèriamente a existência de cartelização no que se refere ao preço dos combustíveis, que assobiou para o ar enquanto meio País se manifestava nas ruas por razões perfeitamente justas como o fecho indiscriminado de escolas, centros de saúde, a situação caótica no ensino, etc., vamos ter um ano de 2009 felicíssimo!!!
Para isso conta com o ovo no CÚÚÚÚÚÚ... da galinha...dos outros. A nossa galinha continua a sofrer de gripe aviária, sem que este pseudo-governo e esta pseudo-oposição passem da retórica parlamentar (quando lá vão, claro...) à prática séria da política.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Sonhos laranja, realidades rosa e pesadelos nossos...

As hostes do «Grande Bloco Central de Interesses Pessoais» (GBCIP) anda agitada com as asneiras políticas (lapsus linguae) de Manuela Ferreira Leite e os sonhos infantis do Pinóquio, que pediu um carro eléctrico ao Pai Natal este ano e não leu aínda o estudo elaborado no Instituto Superior Técnico (IST) que mostra que os veículos hibridos actuais acabam por ter um custo ecológico superior ao dos veículos a diesel!

A primeira afirmou ontem em Penafiel, no encerramento do XX Congresso da JSD, que "o actual Governo de José Sócrates é uma verdadeira enciclopédia de tudo o que não se deve fazer em política", como se não fossem pràticamente iguais as actuações dos dois partidos ao longo deste já longo calvário complementado pela ajuda do partido da combi (CDS).

O segundo comporta-se como o velho «Homem da Regisconta», símbolo caseiro do vendedor de novas tecnologias do século passado neste triste País de parolos, tentando vender "Magalhãezinhos" e "Carros Eléctricos" a todos por tuta e meia. Concorre, por oposição, ao «discurso da tanga» do PSD inaugurado por Durão Barroso (O Cherne, segundo a sua própria mulher...).
Por outro lado, o sempre em guarda Professor Martelo, que já traçou a sua estratégia futura e quer aguentar a «asneirenta» até às eleições de 2013, diz hoje em entrevista ao Diário de Notícias que não existe qualquer possibilidade de ser candidato à liderança do PSD e afirma que "é uma loucura tentar retirar Ferreira Leite da liderança". "É um erro histórico se sair e pode ser grave para o PSD", afirmou sem contudo explicar porquê, para manter o suspense! "Manuela Ferreira Leite ainda tem possibilidade de subir muito e de ficar próximo do PS", disse o professor defendendo mesmo que "caso Manuela Ferreira Leite não ganhe em 2009, deve continuar como líder do partido".

Pese embora todo o disparate usual na análise deste tipo de afirmações sem nexo dos nossos brilhantes políticos e governantes, aínda se consegue ler na imprensa nacional qualquer coisa de satírico e acutilante como:
"Diz-se que o PSD anda agitado porque sente que pode chegar à vitória.
Eu duvido.
Se o futebol nos ensina alguma coisa é que para ganhar um jogo,
e eventualmente um campeonato,
é na baliza do adversário e não na nossa que devemos meter a bola".
Rafael Barbosa, "Jornal de Notícias", 01-12-2008