segunda-feira, 30 de junho de 2008

O ciclo infernal dos aumentos em cadeia

Preço do petróleo alimenta subida do custo de vida
Inflação da Zona Euro sobe para recorde de quatro por cento
Segundo dados do Eurostat citados pelo Jornal Público de hoje, a inflação na Zona Euro voltou a agravar-se em Junho para quatro por cento, atingido o valor recorde desde a criação do espaço do euro, em 1999.
A primeira estimativa do departamento de estatística da Comissão Europeia, o Eurostat, justifica o agravamento generalizado dos preços e do custo de vida dos europeus da Zona Euro com a subida continuada do preço do petróleo, que na semana passada ultrapassou o valor simbólico dos 140 dólares (88,50 euros) por barril em Londres, e dos produtos alimentares. Entre Maio e Junho, a taxa de inflação subiu de 3,7 para quatro por cento, um valor que constitui igualmente um recorde desde 1990, para o conjunto dos países que hoje fazem parte da Zona Euro, mas que na década de noventa do século passado ainda não se constituíam como zona económica.
Para os economistas contactados pela agência financeira Dow Jones Newswires, a cifra de Junho é uma décima superior às suas estimativas, razão suficiente para Banco Central Europeu agravar o preço do dinheiro já na quinta-feira dos actuais quatro para 4,25 por cento, sustentam os analistas.
Jean Claude Trichet, cujas últimas extemporâneas declarações normalmente têm condicionado os mercados por antecipação, desta vez parece não ter margem de manobra para evitar esta escalada cíclica comandada pelos sucessivos aumentos especulativos do preço do petróleo, que justificaria em pleno uma acção coordenada de todas as autoridades económicas mundiais.
Em termos económicos e num sistema de mercado aberto, é verdade que o preço dos bens e matérias primas é ditado, em última análise, pela «lei básica da oferta e da procura».
Mas também é verdade que a presente crise apresenta uma componente expeculativa baseada no mercado de futuros que está, por um lado a permitir aos expeculadores lucros fabulosos, e por outro lado a aumentar abismalmente o fosso que separa os povos mais ricos daqueles que lutam simplesmente pela sobrevivência.
Na situação presente, a economia deve ser balisada por interesses mais importantes de cariz social que só uma acção político-económica concertada dos Estados pode corrigir. Sob pena de se estar a permitir que a situação chegue ràpidamente a uma fractura social insanável.
O problema actual que aumenta em espiral a disparidade entre quem, apesar de tudo aínda só corta nos custos do Wellfair State e aqueles que, nada tendo a perder senão "a própria vida já perdida e dos seus", se abalançam a uma corrida desenfreada para as zonas mais ricas, como a Europa, já há muito foi antecipado quando do chamado "diálogo Norte-Sul" de há algumas décadas, que em Portugal teve sempre um defensor acérrimo, Mário Soares.
Pena é que os Estados ricos envolvidos se tenham limitado a emprestar dinheiro aos Estados Africanos abaixo do nível de sobrevivência com juros que estes nunca puderam pagar e a governantes que se apropriaram dessas ajudas em proveito próprio sem quaisquer excrúpulos e com a passividade de todos.
Razão tem o leitor do Público, Hernandez - Lisboa, para em comentário se perguntar: "Aumenta a inflação e o BCE aumenta as taxas de juro, aumentam as taxas de juro aumenta a cotação do euro face ao dolar, aumenta a cotação do euro face ao dolar aumenta o preço do petroleo, aumenta o preço do petroleo aumenta a inflação... É uma visão simplista de quem não percebe nada de economia mas se isto for verdade onde irá parar?"

Sócrates já se inscreveu em curso ministrado por Robert Mugabe


Depois de ter sido anunciado o adiamento dos resultados para amanhã

O Presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, foi hoje investido como Presidente, para cumprir um sexto mandato, aos 84 anos, com 24 no poder, depois de já ter sido anunciado que a tomada de posse ficaria adiada para amanhã. Mugabe que era o único concorrente às eleições, conseguiu 90,2 por vento dos votos num escrutínio classificado por alguns países como uma farsa.
Verificando a eficácia do método pedagógico lançado por Robert Mugabe, o Sr José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa, vulgo Primeiro Ministro, já se inscreveu no curso que Robert Mugabe decidiu ministrar sobre "como manter-se eternamente no poder contra a vontade do povo burro e estúpido convencendo-o de que sou o maior, o melhor, já deixei de fumar e até vou voltar às maratonas em cuecas".
Após este curso, seguir-se-á o mestrado de uma só cadeira na Universidade Independente sobre "não percebo porque é que os empresários não gostam de mim?"

domingo, 29 de junho de 2008

Deputados...daqueles que nos chamam «cubanos»


Segundo o Jornal Expresso, uma chamada de telemóvel atendida a bordo de um avião, pelo vice-presidente da Assembleia Legislativa Regional da Madeira (ALRM), Miguel de Sousa, no passado fim-de-semana, causou transtornos, atrasando a saída dos passageiros e obrigando o comandante da aeronave a solicitar a presença da polícia a bordo.

O avião que fazia a ligação Lisboa-Funchal tinha aterrado no Aeroporto Internacional da Madeira, por volta das 21h00, e encontrava-se na placa (local onde os aviões ficam imobilizados à espera de transporte) quando um telemóvel tocou na classe executiva. Miguel de Sousa, acabado de sair do Congresso do PSD onde foi eleito pela lista de Ferreira Leite para o cargo de vice-presidente da mesa, atendeu o telemóvel. A acção valeu-lhe a reprimenda por parte de um comissário de bordo, que advertiu o deputado social-democrata a desligar o telemóvel de imediato.
Versões diferentes
A partir deste ponto as versões divergem. Miguel de Sousa garantiu ao Expresso que desligou o telemóvel imediatamente e que o comportamento do comissário de bordo foi excessivo. "O procedimento foi excessivo, porque o avião já estava imobilizado na placa há algum tempo e fiz aquilo que todas as pessoas fazem, que é ligar o telemóvel".
O problema, segundo Miguel de Sousa, é o facto da transportadora açoriana ter um procedimento bastante distinto da TAP, apesar de voarem juntas. "Anteontem no voo Funchal-Lisboa, das 17h30, na chegada ao aeroporto, a chefe de cabine disse que havia um problema com a manga do avião e que iria haver um atraso. Então perguntei se podia usar o telemóvel e o pedido foi autorizado. Aquilo que a hospedeira da TAP disse que eu podia fazer, o funcionário da SATA chamou a polícia. Não percebo como é que duas companhias que operam em code-share têm procedimentos tão diferentes e os funcionários são completamente distintos no trato com os clientes, ainda que em todo o lado haja bons e maus".

"Passageiro desordeiro"
Os passageiros têm outra versão e garantem que Miguel de Sousa não só não acatou a ordem para desligar o telemóvel, como também pôs em causa a autoridade do comissário de bordo ao exigir a identificação do tripulante. Perante esta situação, e de acordo com as normas relativas a comportamentos desviantes em aeronaves, o comandante seguiu o procedimento.

Solicitou a presença das autoridades a bordo e, pedindo calma, comunicou aos passageiros que iria haver um atraso, pois a Polícia havia sido chamada para "identificar um passageiro desordeiro", disseram testemunhas no local.
O porta-voz do Comando Regional confirmou ao Expresso que a Divisão de Segurança da PSP foi chamada a deslocar-se à aeronave, por solicitação da companhia aérea SATA. Mas ao chegar ao local, as autoridades acabaram por não identificar o alegado "desordeiro", tal como havia sido classificado pelo comandante minutos antes.

PSP dispensada
"Chegada ao local a acção da PSP foi dispensada pelo responsável máximo da aeronave, na medida em que o assunto que originara a nossa comparência, estava ultrapassado e sanado. A PSP não teve necessidade de identificar qualquer das partes".
Testemunhas referem que quando saíram do avião, Miguel de Sousa se encontrava no cockpit a falar com o comandante e com outros membros da tripulação. Recorde-se que Miguel de Sousa tem estatuto de imunidade parlamentar por ser deputado.

Miguel de Sousa
diz que vai continuar a utilizar o telemóvel dentro do avião, dentro daquilo que lhe for autorizado. A este respeito o deputado do PSD diz que é crime fumar a bordo mas não é crime abrir o telemóvel quando o avião está imobilizado na pista.

"O que o Eng. José Sócrates fez é crime, o que eu fiz não é nada"
até porque acrescenta "há dias telefonei a um comandante amigo para nos encontrarmos ao que ele me respondeu que ainda não tinha aterrado".

Comentários para quê ? É um político português...e madeirense. Nós somos os «cubanos» e fingimos que somos parvos !

Espanha campeã do EURO 2008


A selecção espanhola proclamou-se Campeã da Europa ao fim de 44 anos e após vencer a Alemanha por (1-0). Fernando Torres marcou o único golo do jogo, em que dominaram claramente os seleccionados de Luís Aragonés. Villa foi o melhor goleador, Casillas o melhor guarda redes. A Espanha arrematou todos os prémios.

Este Falcão, que não está limitado nos seus voos por fronteiras e preconceitos estúpidos alicerçados em mentalizações massivas de séculos de ensinamentos obtusos, e que gosta imenso de voar sobre o Parque Nacional de Doñana, dá os parabéns aos «nuetros hermanos».

sábado, 28 de junho de 2008

Estará o pinóquio a querer comparar-se com Ségolène Royal ?


L'appartement de Boulogne-Billancourt de l'ancienne candidate à la présidentielle
a été «visité» vendredi. D'après des premiers éléments, rien n'aurait été dérobé.
Son entourage dénonce une «tentative d'intimidation».

TGV´s, TPV´s e PDT´s

L'Angleterre inaugure le Paris-Londres en 2 h 15
Propos recueillis par FABRICE AMEDEO 08/11/2007 Mise à jour : 13:15 Le Figaro

La reine Elisabetha inauguré hier à Londres la nouvelle gare de Saint Pancras qui accueillera dès mercredi l'Eurostar. Autre nouveauté : le temps de parcours entre les deux capitales ne sera plus de 2 h 35 mais de 2 h 15, grâce à l'ouverture du dernier tronçon de la ligne à grande vitesse britannique.
TGV - Train Grand Vitesse ; TPV - Train Petit Vitesse ; PDT - Pas de Train

Desta vez...eu cá não fui !

Segundo o Jornal Expresso, a Polícia Judiciária recolheu hoje sete cápsulas de bala e outros vestígios próximo do pavilhão Arena, em Portimão, alvejado durante a noite quando decorria um jantar do PS/Algarve, que contou com a presença do primeiro-ministro José Sócrates.
As cápsulas, de calibre de pistola de 7.65 milímetros, foram encontradas a 132 metros do Pavilhão Arena e são habitualmente utilizadas em armas das forças de segurança.
Dos sete tiros disparados sobre o local, de onde saíra meia hora antes José Sócrates, só dois projécteis acertaram na cobertura do recinto.
Isto mostra pouco treino ou uma dose mais elevada de alcoolémia por parte do(s) autor(es) !
E olhem que eu cá não fui...pois aínda não consegui acertar o preço do F16 A/B, para o qual comecei a poupar logo que Sua Excelência o Excelentíssimo Senhor Engenheiro Técnico, impedido de se inscrever na OE, Carvalho Pinto de Sousa falou à Nação a propósito de iates, com os agiotas dos israelitas que me querem levar o coiro e o cabelo.
Sabendo tudo o que cá se passa através do Silva Zarolho, cauteleiro na Praça da Figueira, e da Mossad, não é que me estão a querer convencer a comprar antes um contratorpedeiro pela economia que me iria trazer com o gasóleo a 0,80 euros ?

Ah, Marcelete...que é preciso manter os «tachos» a todo o custo !


sexta-feira, 27 de junho de 2008



Tempos houve em que o CDS prometeu um Jaguar a cada português.


Tanto quanto se saiba, pelo menos quanto a mim, ficámos todos a ver «jaguares por um canudo» !

Agora o PS passou das palavras aos actos e, sem oferecer um iate a cada contribuinte português, resolveu reconverter a história do lendário Robin dos Bosques e em vez de "roubar os ricos para dar aos pobres", resolveu inovar "roubando aos pobres para ajudar os ricos" !

Então não é que o GASÓLEO PARA IATES E EMBARCAÇÕES DE RECREIO passou a ser pago a 0,80€, ao abrigo do Artº 29º do Cap. II da Portaria 117-A de 8 de Fevereiro de 2008, ao mesmo preço que pagam os armadores e os pescadores ?
Assim todos os portugueses serão iguais perante a Lei, desde que tenham iates…
Trata-se de mais um dos embustes que este governo, o sem vergonha do partido que o sustenta e certamente o «grande centrão» de interesses obscuros que une o PS-PSD-CDS e seus apparatchick, que vêm enriquecendo à nossa custa, nos aplica.

Tal como vem afirmando contìnuamente o Sr Carvalho Pinto de Sousa, vulgo José Sócrates, o País está muito mais justo e equitativo...o que é preciso é que todos os que já não conseguem pagar os empréstimos da compra de casa comecem a juntar para comprar um iatezito. Logo a seguir virão as aeronaves de recreio.

Cá por mim vou fazer um esforço maior e vou atirar-me logo a um F-16A/B com canhão M61 A1 VULCAN de 20 mm, mísseis ar-terra AGM-65 Maverick e, para o caso de ser preciso pôr em sentido algum dos iates, misseis anti-barco AGM-84 Harpoon, pois está-me a parecer que irá dar um certo jeito um dia destes !

Uma equipa a sério e não um grupo desgarrado de vedetas !

Como sou o primeiro a comentar a vitória da selecção de Espanha sobre a da Russia no Jornal Público, calculo que «nenhum português que se preze» deve ter visto o jogo.

Afinal tratava-se só de uma meia final entre os nossos "inimigos" e aqueles que constituem o "Sol" dos PCP´s pelo que, mesmo mumificados, estes 7/8% de portugueses que sonham em ir para o Goulag (Paraiso Stalinista-comunista) quando morrerem tinham a obrigação de ver o jogo a cantar a "Internacional", coisa que já nem Putin nem Dimitri Medvedev se lembram do que é.

Quanto aos restantes portugueses, que mais mumificados estão por se estarem sempre a lembrar do antagonismo com Castela e que, se calhar, se sentem mais próximos dos eslavos devido aos trajes negros das viuvas dos dois paises, era bom que vissem o que é uma "equipa com garra" e que a comparassem com o grupo desgarrado de belíssimos talentos individuais mas a jogar cada um para sí próprio que constituiu sempre a nossa selecção.

E VIVA A ESPANHA !

E peçam-lhe que não entre em crise para não piorar aínda mais a nossa situação económica, já que o pinóquio já não tem por cá esse ópium para entreter a carneirada...

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Oito dias de ausência...e nesta treta de País tudo na mesma !

Após oito dias de ausência desta treta de País então não é que regresso e o cheiro pestilento a corrupção generalizada, conversa politiqueira oca, incompetência governativa,
o pinóquio aos saltos a bater palmas devido à sua profunda convicção de que tudo por cá está melhor, tipo anúncio do Freeze,
a outra convencida que é mais alta do que o Ganda Nóia e que por isso todo o povo estúpido português passou a olhar para a laranjada com outros olhos
mesmo sem ter ido a Cuba fazer uma operação às cataratas,
que muitos devem pensar ser as de Niagara, ou de Victória, tanto faz,
o chefe índio dos sioux(?) Gerónimo com a mesma cassete que aínda se não reconverteu às novas tecnologias tipo MP3 ou 4,
o querido Paulinho das feiras, agora transformado em defensor dos agricultores,
a Ana Dragão que até cora e pisca os olhos quando o pinóquio se lhe dirige naquela casa de passe a que chamam da democracia
e o dengoso encantador de serpentes candidato a muleta do partido do pinóquio nas eleições de 2009,
continua tudo na mesma ou aínda pior ?
Não é que afinal toda a cambada chupista deste conjunto de circunstâncias a que chamam País e cujo nome até me revolta o estômago pronunciar chegou a acordo quanto ao novo Código do Trabalho porque semânticamente dizem que não é novo porque é uma nova versão melhorada do anterior e que colocou do mesmo lado o Ali BáBá e os 40 ladrões do governo, os representantes dos empresários, como se houvesse empresas nesta merda de terra,
os dos trabalhadores do grande centrão representados pelo sempre «NIM» João Proença da UGT e pelo sempre «Não» Carvalho da Silva.
Como se trabalhar 36 horas ou 136 horas em três dias vá ser a salvação da Pátria, como se estar dentro de um emprego mais tempo implique de imediato maior produtividade.
Mas esta cambada está toda parva ou é a carneirada que está tão adormecida que só se sentiria salva se não tivéssemos sido eliminados sem glória do Euro 2008 ?
Será só o pontapé na bola que move esta parvalhada toda ?
Por muito que possa custar a muita gente ouvir o que vou dizer não me arrependo de o fazer pois não estou aqui neste blog para agradar a ninguém e sim para ser coerente comigo mesmo na análise que faço do que observo.
Também gosto de futebol mas o estado de alienação total a que estas
quase duas últimas décadas de política sem princípios e sem ética
levaram o País é completamente criminoso.
Tudo com a complacência passiva e activa de todos os meios de comunicação, pertencentes aos baronetes da política ou ao serviço do Estado, que lhes paga os ordenados.
E da sua própria estupidez !
Sabendo que um País tão pobre como a Índia é aquele que fornece aos EUA os melhores cérebros matemáticos do mundo, que os cowboys compram por tuta e meia e enchem hoje em dia as melhores Universidades americanas.
Ora porra, apetece-me dizer e digo-o !
Isto enquanto se fazem exames de português e de matemática aos nossos meninos tão fáceis que só um autêntico mentecapto poderia chumbar e então sim entrar para um partido, tirar o curso de engenheiro técnico, dizer a toda a gente que era engenheiro e telefonar à mãe a dizer:
Mãmâ, já sou primeiro ministro duma república das bananas !
E aquele pau seco que se baba pelos cantos da boca quando fala e que preside a toda esta fantochada a fazer discursos sobre o paradigma da inovação, da produtividade e da excelência...
O homem parece que está em Marte a discursar para marcianos !
Será que está tão parvo como todos os outros e não sabe que no rectângulo,
de excelência só se sabe o «Vossa Excelência» ?

Deputados ao acaso - razões para a permanência de uma semana mais

Estive para substituir o curriculum do "brilhante" deputado José Soeiro, que já está em exposição há uma semana, como é costume neste blog.
Contudo, quando olhei outra vez para este curriculum, achei que ele mereceria uma divulgação mais prolongada e resolvi mantê-lo até ao próximo fim de semana.

Afinal não é todos os dias que um trabalhador agrícola, com o cíclo preparatório e membro do Comité Central do PCP consegue chegar a deputado.

Caramba, está a fazer concorrência ao Sr Carvalho Pinto de Sousa, o pinóquio, e além disso pertence a uma Comissão Parlamentar que fez grossa asneirada na elaboração da 6ª emenda (sexta, é mesmo verdade!) ao DL 555 que regulamenta o Regime Geral de Edificação Urbana, o que este deputado deve tratar certamente por tu !!!

Serão histórias para mais tarde e que obrigaram o Bastonário da Órdem dos Engenheiros (onde o pinóquio não se pode inscrever pelo facto de o seu pseudo-curso da Independente não ser reconhecido pela OE) a solicitar ao governo várias correcções à emenda, muitas delas não técnicas mas meramente de concordância clausular.

Talvez se tivesse sobrado um diplomazito do 6º, 9º ou 12º ano que pudesse ter sido oferecido ao deputado José Soeiro, ele pudesse num ápice ter detectado os erros e evitado a vergonha de ter de haver uma emenda da emenda da emenda da emenda...

Deputados ao acaso



http://www.parlamento.pt/DeputadoGP/Paginas/Biografia.aspx?ID=1339



Veja as: Regras de publicação semanal do curriculum de um deputado

segunda-feira, 16 de junho de 2008

A Beleza na Miséria


Uma menina de rua brinca numa poça de lama durante a chuva da monção em New Delhi, India
(Gurinder Osan/AP)

Ah! Com este rapaz a Europa está salva...


Após não irlandês ao Tratado de Lisboa
Sarkozy diz estar determinado a evitar uma crise europeia


O Presidente francês Nicolas Sarkozy, que vai receber a presidência da União Europeia dentro de quinze dias, disse hoje, em Praga, que está “determinado a evitar uma crise europeia” depois do não irlandês ao Tratado de Lisboa e das hesitações da República Checa.
Ah! Com este rapaz ao leme, a Europa está salva...
Haverá alguém que aínda se lembre de Jean Paul Belmondo em L´Aventure C´est L´Aventure ?

Chumbo do Tratado de Bildelberg pela Irlanda. E agora ?




Chumbo no referendo na Irlanda


O ministro dos Negócios Estrangeiros português, Luis Amado, considerou hoje ser “difícil” o Tratado de Lisboa entrar em vigor na data prevista, 1 de Janeiro de 2009, mas mostrou-se “confiante” na resolução do problema colocado com o “não” da Irlanda.“

"Se for preciso mais tempo para encontrar uma solução, é preferível do que impor soluções forçadas”, disse Luís Amado à entrada da reunião de hoje dos ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia (UE), na cidade do Luxemburgo, que antecede o encontro de chefes de Estado e de Governo da UE de quinta e sexta-feira em Bruxelas.

Luís Amado assegurou que “há várias ideias” e tentou desdramatizar a situação, recordando que tanto o Tratado de Maastricht (1992) como o de Nice (2001) passaram por situações idênticas, entrando em vigor mais tarde do que o previsto.

Há várias opções. Mas primeiro temos de ouvir o Governo irlandês, dar todo o espaço ao Governo irlandês, que se empenhou muito na aprovação deste tratado”, disse.

O chefe da diplomacia portuguesa mostrou-se confiante em que os 27 irão “encontrar, seguramente, uma saída para esta situação” (???).
Numa altura em que 18 Estados-membros já ratificaram o Tratado de Lisboa – assinado pelos líderes europeus na capital portuguesa a 13 de Dezembro passado –, a Irlanda, o único país a realizar uma consulta popular por imperativos constitucionais, rejeitou o documento, com o “não” a alcançar 53,4 por cento dos votos, contra 46,6 por cento do “sim”.

Para entrar em vigor, o Tratado tem de ser ratificado pelos 27 sem excepção.

Esta situação, comprometedora para os governantes que assinaram o Tratado e que tudo têm feito para evitar referendar o mesmo, optando por ratificações parlamentares mais pacíficas, não parece ter uma saída fácil como os nossos "Porreiro pá´s" querem fazer crer.

É que, por muita capacidade de "trapalhice" e "virar casacas" que os políticos do burgo e seus parceiros europeus tenham, por muita experiência que tenham em comer "sapos" e "elefantes", foram eles próprios que, inspirados no «nacional-porreirismo-pá», escreveram preto no branco que o Tratado, para entrar em vigor, tem de ser ratificado pelos 27 sem excepção.

Ou será que o Governo Irlandês vai passar a fazer um referendo mensal até que os seus cidadãos aprovem o mesmo ?

Por mim, e pedindo desculpa aos irlandeses pela «maldade» sugiro um proceso mais eficaz:
Emprestamos-lhes os nossos pequenos Cavaco, Sócrates e Alberto João bem como o nosso Parlamento por uns tempos. Aposto que os Irlandeses não aguentam mais de um mês e assinam logo tudo de cruz...

domingo, 15 de junho de 2008

Os portugueses "não rigorosos" de Cavaco Silva


Dívida da Câmara Municipal de Santarém continua a aumentar e é a pior pagadora do distrito

Segundo o semanário regional "O Mirante", a dívida da Câmara de Santarém aumentou cerca de dez milhões de euros no actual mandato autárquico (iniciado em Outubro de 2005) e totaliza já 60 milhões de euros no final de 2007.
Por outro lado, o semanário regional "O Ribatejano" afirma que a Câmara Municipal de Santarém é a pior pagadora das 21 autarquias do distrito, demorando em média 364 dias para pagar as facturas referentes à aquisição de bens e serviços. A informação consta de uma listagem da Direcção-Geral das Autarquias Locais (DGAL), referente aos quatro últimos meses de 2007. No ranking nacional do prazo médio de pagamento, Santarém aparece no 23º lugar, seguida do Cartaxo, na 27ª posição (358 dias) e Sardoal, no 46º lugar (268 dias).
No passado dia 10 de Junho, o Presidente da República - Anibal Cavaco Silva, que quando Primeiro Ministro afirmou que «não lia jornais» porque não tinha tempo (!), que teve vários "tabus" e que tem mantido uma posição «esfíngica e muda» que muitos portugueses confundem com "competência" e "messianismo", afirmou o seguinte dirigindo-se aos mesmos:
"Temos de começar por ser exigentes e rigorosos connosco se queremos que o imenso património que herdámos e de que justificadamente nos orgulhamos se transforme num verdadeiro instrumento ao serviço do progresso e da prosperidade do nosso povo"
Para além de a sí próprio, e em acto de contrição, certamente que se referia aos portugueses que pululam pelos partidos políticos no poder e na oposição e seus dirigentes, aos que aterraram na Assembleia da República com o "curso do oportunismo-seguidismo partidário" tirado nas «distritais» partidárias, ao Governo e seus elementos, aos elementos do Sistema Judicial, ao Funcionalismo Público, etc...e ao Sistema Autárquico !
A mim e certamente a muitos outros não era dirigida a "mensagem" pois não lhe reconheço estatura moral e coerência para me apontar sequer o dedo mindinho, quanto mais o indicador.
Sr. Presidente da República, mantenha-se calado e esfíngico como até agora, faça umas inauguraçõesitas, visite umas escolas e entretenha uns miudos do ensino preparatório - não se arrisque em escolas do secundário e muito menos nas Universidades !
Lembre-se que pode fàcilmente ganhar e exercer o seu 2º mandato de «corta-fitas» se não abrir a boca, tal como o Almirante Américo Tomás fazia no tempo da outra senhora, mas não caia no erro de ir a Coimbra para não lhe acontecer o mesmo que a este.

quinta-feira, 12 de junho de 2008

A silly season, buracos negros e um novo telescópio


Em órbita a cerca de 550 quilómetros da Terra, novo telescópio espacial vai em busca da radiação mais poderosa do Universo

Os buracos negros produzem-nos. Mas como, exactamente? Os cientistas querem desvendar a intrigante física dos raios gama, a radiação mais energética que se conhece, criada por alguns dos fenómenos mais violentos do Universo. Esta é a missão do Glast (Gamma-Ray Large Area Telescope), o novo telescópio que a NASA lançou ontem à tarde para o espaço.

Lançado por um foguetão Delta II, de Cabo Canaveral, Estados Unidos, o Glast orbitará a Terra a cerca de 550 quilómetros de altitude, completando uma volta ao planeta a cada 95 minutos. Será o primeiro telescópio espacial de raios gama capaz de observar o céu inteiro todos os dias, com uma sensibilidade sem precedentes.

Numa altura em que os acontecimentos importantes da vida desta treta de País se resumem às recentemente anunciadas contratações futebolísticas e às habituais «tricas» parlamentares é bom saber que coisas de enorme interesse continuam a acontecer no Mundo, para além da miséria, fome e morte de inocentes.

Que este artigo constitua uma pausa no "disparate" luso e que os nossos leitores sejam motivados a ler o artigo original, são os nossos votos. Até porque este «buraco negro e pantanoso em que se tornou o rectângulo» será bem visível do espaço pelo Glast !

Veja o artigo original: Novo Telescópio no Espaço


Veja o seu lançamento: Lançamento do Telescópio GLAST

Sessão Parlamentar da AR em 12 de Junho de 2008

"Não defendo este partido, nem o outro;
se ambos diferem à superfície e podem arrastar opiniões,
aprofundemos nós um pouco mais e olhemos o substrato sobre que repousa a variedade...
Que vejo de comum?
O rebanho dos homens, ignorantes e lentos no pensar,
que se deixam arrastar pelas palavras e com elas se embriagam."
Agostinho da Silva - Diário de Alcestes, 1945

As confusões de Cavaco Silva

10 de Junho de 2008


Aníbal Cavaco Silva desafia portugueses a começarem a ser "exigentes e rigorosos" consigo próprios

Segundo o jornal Público, o Presidente da República referiu nas comemorações do «dia da raça», como chamou ao 10 de Junho tal como Américo Tomás e Oliveira Salazar o fizeram durante décadas, que "um país onde as instituições não sejam fiáveis; um país que não cresça e não inove, criando riqueza e oportunidades para todos; um país sem uma escola de onde saiam elites capazes de integrar a sociedade do conhecimento e lidar com as tecnologias mais avançadas, um país que não confia no seu próprio futuro, por muito que possa orgulhar-se do seu passado, dificilmente pode aspirar a uma intervenção relevante no plano externo".

"Temos de começar por ser exigentes e rigorosos connosco se queremos que o imenso património que herdámos e de que justificadamente nos orgulhamos se transforme num verdadeiro instrumento ao serviço do progresso e da prosperidade do nosso povo", afirmou.

Claro que Cavaco Silva já se não deve lembrar que, para recomendar aos portugueses que sejam exigentes e rigorosos consigo mesmos, deve dar o exemplo e exigi-lo ao resto da classe política portuguesa.

Para quem há bem pouco tempo criticava os altos salários dos gestores portugueses, mostra pouca coerência ao aceitar (ou solicitar ?) que a Assembleia da República, por iniciativa do PS, tenha legislado no sentido de os ex-Presidentes da República, o presente e futuros, passarem a poder acumular a 100% todas as pensões a que têm direito pelas funções que desempenharam com a subvenção vitalícia inerente ao cargo de Presidente da República.
Sem quantificar o valor das mesmas, e salvo qualquer omissão, o actual Presidente da República irá poder acumular as suas pensões relativas ao Banco de Portugal, de Professor Universitário, de ex-Primeiro Ministro e a subvenção vitalícia de ex-Presidente da República.
Seria interessante saber quanto será o rendimento de Cavaco Silva logo que deixe a Presidência !

Qualquer português daqueles a que pede rigor, só teria direito a 80% do somatório dos anos de desconto para a Segurança Social.

Incoerências, Sr Presidente da República !

quarta-feira, 11 de junho de 2008

A Europa que temos



Para os portugueses, neste momento, existem três preocupações nacionais e uma a nível europeu, a saber:
Nacionais - o Euro 2008, a falta de gasolina para ir para casa ver o jogo e como é que eu volto do Algarve sem gasolina (O da crise não resolvida no PSD já era!) ?
Internacionais: irá a Irlanda chumbar o tratado de «Lisboa» (que tem outro nome e que só interessa aos que estão a torcer pelo "não") ?
Os problemas graves, como tomar medidas coordenadas a nível europeu para alterar a situação que se criou com o "flop" da economia americana que já atingiu 5,5% de desemprego e cuja dívida pública está totalmente nas mãos da China e afins, a crise do aumento do preço e escassez dos alimentos, nomeadamente dos cereais, canalizados para a produção massiça de etanol, parece só incomodarem as pessoas nos seus pseudo-direitos egoistas.
Isso vê-se fàcilmente nas seguintes atitudes: os empresários de transporte continuam a pensar simplesmente a nível corporativo e tentam arranjar uma solução que os sirva, sempre numa óptica de subsidio-dependência. Para isso, e porque a fricção social está a chegar ao extremo, contam com a acção dos seus empregados, os «camionistas». Com o combustível a esgotar-se nas bombas, a «malta» que não está em casa ou que não foi para o Algarve ou para a Santa Terrinha, junta-se em confraternização durante horas em fila nas bombas de gasolina... a ouvir o relato do jogo.
O Estado de Direito, que já provámos não existir em Portugal com tropelias diversas dos Serviços Públicos tais como as "penhoras ilegais" apoiadas pelo Director Geral das Contribuições e Impostos, o PR do "dia da raça", a AR dos "230 párias" que a povoam à nossa custa, o Governo da "autocracia da maioria absoluta" e a pseudo-oposição também estão a ver o jogo Portugal-República Checa. Felizmente que o resultado foi a favor dos «Viriatos» porque, assim, as coisas serão bem mais fáceis - O PIB sobe, o desemprego e a inflacção descem, as conversas de café amanhã serão sobre o jogo e não sobre a crise e o resto logo se há-de arranjar de modo a que o Sr. Carvalho Pinto de Sousa, vulgo José Sócrates, vulgo Primeiro Ministro continue a aparecer perante a opinião pública como um Homem firme (?) ao leme desta carcaça!
Entretanto a Europa começa a ser um bom local para os americanos virem fazer filmes-catástrofe sem necessitarem de estúdios. Basta passearem-se por aí e não precisam nem de visto nem de avisar que vêm com 72 horas de antecedência!

Actualização de faltas do deputado Jorge Neto

No que respeita às continuadas faltas do deputado Jorge Neto às sessões plenárias da AR, e no seguimento do seu acompanhamento anterior até à 88ª Sessão Plenária Ordinária da Assembleia da República, aqui fica uma actualização correspondente às Sessões Plenárias posteriores e até à presente data, exclusivé.


Sessão nº 89 de 28/05/2008 - FALTA

Sessão nº 90 de 29/05/2008 - FALTA

Sessão nº 91 de 04/06/2008 - FALTA INJUSTIFICADA

Sessão nº 92 de 05/06/2008 - PRESENÇA

Sessão nº 93 de 06/06/2008 - PRESENÇA


o que implica que a percentagem de faltas apontada anteriormente subiu para 21,5% !!!


Veja seguidamente: Turbo deputados

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Guerra no Afeganistão ?


Coluna portuguesa atacada por milícia talibã


"Dois militares portugueses ficaram ontem feridos após a viatura em que seguiam, em direcção a Cabul, ter sido atacada por rebeldes afegãos."

Jornal Expresso - 2008/06/09


E nós todos que pensávamos que a guerra no Afeganistão tinha acabado naquele ido mês de Julho de 2002 e o país tinha ficado americanamente democratizado, quando o Sr. George W. Bush visitou um porta aviões ao largo e vestiu, qual Napoleão Bonaparte, um vistoso e emblemático blusão de pele e um boné de pala cheio de cordões dourados, embarcando num helicóptero que o levou até ao centro militar de Cabul ?

Aí, pomposamente e qual «César» romano, declarou: a guerra do afeganistão acabou hoje !

Afinal, nestes últimos 6 anos o que se tem feito ? Acções de polícia, respondem os responsáveis máximos envolvidos.

Mas não é que esta frase me parece familiar ? Não a terei ouvido da boca do ex-Presidente do Conselho Oliveira Salazar quando se referia à «Guerra do Ultramar» ?

Os tempos e os locais mudam, mas o cinismo é o mesmo...

domingo, 8 de junho de 2008

Crónicas da Tailândia

Por motivos profissionais, estive várias vezes na Tailândia, nomeadamente em Banguecoque

e aí ouvi coisas interessantíssimas como esta:
Na Tailândia, e em termos de consideração pelo seu povo,
a última classe profissional da escala de valores é a policia.
A penúltima são as prostitutas !

---/---

Em Portugal, em sondagens repetidas nos últimos anos,
a classe menos considerada é a dos políticos.
Em que lugar se situarão as prostitutas e os polícias ?

Senhores políticos e deputados... ASSIM NÃO DÁ !!!

Dentro da normalidade a que nos obrigámos perante os nossos leitores, no âmbito da rubrica «Deputados ao acaso», publiquei ontem a biografia/curriculum de dois deputados e não de um só, como vem sendo normal.
Tal decisão baseia-se no facto de os deputados, de formação e partidos diferentes, pertencerem ambos a uma das comissões eventuais da Assembleia da República
- "Comissão Eventual para o Acompanhamento das Questões Energéticas".
Confesso humildemente que ontem
, quando da publicação no blog dessas biografias, tive uma vontade irresistível de comentar imediatamente o que talvez algum leitor mais curioso podia desde logo "desmascarar", se se desse ao trabalho de consultar o site do Parlamento, já que tudo o que aquí se publica é do conhecimento público por consulta do mesmo.
Mas creiam que ontem teriam certamente uma análise muito a quente
, cheia de impropérios do tipo "filhos da puta", "cabrões", "chulos", "cambada de oportunistas", "vigaristas", e outras coisas do mesmo tipo que me vieram à ideia.
Para que isso não acontecesse e para que pudéssemos voltar ao trilho com um mínimo de serenidade decidi "encabrestar o touro" e só agora vou iniciar os comentários que julgo apropriados ao assunto.
Começo por referir que não reconheço a nenhum dos deputados formação apropriada ao exercício das suas funções na referida comissão - um, o deputado Renato Sampaio do PS, tem como habilitações literárias o «Curso Geral dos Liceus» e dele falaremos adiante. O outro, o deputado Agostinho Lopes do PCP, embora tendo uma licenciatura ela é em Engenharia Química Industrial e o deputado só realça do seu passado profissional o facto de ter sido professor do ensino secundário.
Apesar de tudo e em relação a este último deputado, verifica-se que foi o "relator" final do único projecto-lei de jeito da referida comissão, apresentado pelo PS com a subscrição de vários deputados deste partido, donde consta o nome de Renato Sampaio, que certamente de energia só sabe assinar de cruz.
Trata-se do "PROJECTO DE LEI N.º 444/X (3.ª) ESTABELECE A OBRIGATORIEDADE DE INFORMAÇÃO RELATIVAMENTE À FONTE DE ENERGIA PRIMÁRIA UTILIZADA".
É nestas alturas que me apetece dizer ao Sr. Carvalho Pinto de Sousa
, vulgo José Sócrates, pseudo-licenciado em Engª Civil pela conceituada Universidade Independente, pelas cinco cadeiras que aí fez todas com o seu amigo e em regime de "fax" (novo regime de frequência em que se baseou ao promover a passagem de ano a qualquer aluno que não vá às aulas nem tenha aproveitamento!), que vá prá...
E já que anda a "oferecer" diplomas do 9º e 12º anos, caramba, que arranje lá uma licenciaturazita ao seu amigo e camarada Renato Sampaio, Membro da Comissão Nacional do PS, para que ele não ande aí a armar aos cucos...sem um canudinho !
É que este senhor, com o «Curso Geral dos Liceus», afirma na sua biografia ter por profissão - CONSULTOR DE EMPRESAS (!!!???)
Ah, e já agora uma que fique bem com o teor da outra comissão parlamentar à qual o «iletrado» faz parte - a "Comissão de Defesa Nacional".
Já estou a vê-lo, nos meetings da NATO e em representação do Ministro da Defesa, a representar Portugal nas decisões sobre defesa Europeia e do Atlântico Norte.
Para mim, que para ser Engenheiro a sério pelo IST, Pós-Graduado em Gestão de Empresas pela UC, Especialista em Projecto de Construções Soldadas pelo ISQ, Engenheiro de Performance da Airbus e da Boeing, etc.., tive de "suar as estopinhas", só me apetece abrir as janelas do carro lá pelos lados de S. Bento e atirar-lhes os canudos todos, o que iria causar uma gigantesca luta pela sua posse por parte das larguissimas dezenas de «iletrados» que ocuparam o nosso Parlamento!
Valha-nos a honestidade (ou será que lhe fugiu a boca para a verdade ?) do deputado Agostinho Lopes, Membro do Secretariado e da Comissão Politica do Comité Central do PCP, que na sua biografia e quanto à sua profissão afirma ser - FUNCIONÁRIO DO PCP.
Aquilo que sendo a grande maioria, FUNCIONÁRIOS DO PARTIDO, nunca tiveram a coragem de afirmar !
E assim vai a nossa democracia representativa (de quê e de quem ?).

sábado, 7 de junho de 2008

Idiotices do ´Andgué Gonçalves Pegueiga´


"A democracia gera mediocridade".

André Gonçalves Pereira, Jornal de Negócios, 06-06-2008


--- / ---


«boutade» de um ex-Ministro dos Negócios Estrangeiros de um Governo de Portugal

e que, quando muito, poderia corresponder a


"A democracia portuguesa actual gera mediocridade"

Manobra de diversão táctica ou...


"Parece lícito concluir que a democracia portuguesa
falhou dois dos seus objectivos essenciais:
promover a coesão social e melhorar o nível de vida."
Fernanda Câncio - diário de Notícias - 2008/05/31

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Os ´donos do mundo´ são o máximo !



Alterações climáticas
Senado norte-americano rejeita projecto de redução de 66 por cento das emissões até 2050


Segundo o jornal Público de hoje, a primeira grande proposta norte-americana contra as alterações climáticas, que defendia uma redução de 66 por cento das emissões de gases com efeito de estufa, não conseguiu passar hoje a votação no Senado, de maioria democrata entre os seus 100 elementos.
O texto conseguiu apenas 48 votos (36 contra) dos 60 que seriam necessários para que fosse a votação final em plenário. A proposta - da iniciativa do senador republicano John Warner (Virgínia) e de Joe Lieberman, independente (Connecticut) e, por isso, conhecida por Warner Climate Security Act – previa que as emissões norte-americanas fossem reduzidas em dois por cento por ano, entre 2012 e 2050, baseadas nos níveis de emissões de 2005.
O documento iria impôr limites às emissões a 86 por cento das indústrias americanas. Estas emissões deveriam ser reduzidas em 19 por cento até 2020 e 71 por cento até 2050, segundo detalhes da proposta de lei divulgados pelo Conselho de Ambiente do Senado.

Segundo a edição online do “Washington Post”, o Presidente George W. Bush já tinha avisado que iria vetar a proposta de lei, mesmo se esta fosse aprovada pelo Congresso.

Os opositores ao documento alegaram que este iria prejudicar a economia norte-americana e contribuir para o aumento dos preços dos combustíveis. Os seus defensores democratas acusaram os republicanos de estarem a veicular informações incorrectas.

Em Março de 2001, a Administração Bush rejeitou ratificar o Protocolo de Quioto sobre Alterações Climáticas, alegando os prejuízos para a economia do país, nomeadamente o aumento do desemprego. O facto de países emergentes como a China, Índia e Brasil não fazerem parte do pacto foi outra razão da recusa norte-americana.

Quioto, que expira em 2012, prevê uma redução média de 5,2 por cento das emissões de gases com efeito de estufa, a níveis de 1990, até 2008-2012.

Esta situação é perfeitamente anacrónica face às auto-propagadas «virtudes americanas em prol da democracia dos povos», uma vez que demonstra à exaustão que tanto "democratas" como "republicanos" e a maioria do povo americano querem lá saber do resto do mundo, porque acham que este se resume aos EUA !

Isto quando se constata que as alterações climáticas que se previam só para daqui a duas décadas estão já à nossa porta e os próprios americanos têm vindo a sofrer as consequencias do facto. Ou será que New Orleans já foi de todo esquecida ?

A coerência da política externa americana vê-se neste tipo de atitudes e a da politica interna constata-se também ao sabermos que o Senado americano também bloqueou, no passado dia 28 de Maio, a reforma migratória que regularizaria milhões de estrangeiros sem documentos, ao negar-se a realizar o debate sobre o projeto de lei por 53 votos contra e 46 a favor, o que impede a votação final.

Em contrapartida, em 20 de Fevereiro de 2007, os ministros do Ambiente da União Europeia chegaram a acordo para a redução de “pelo menos 20 por cento” dos gases de efeito de estufa até 2020. A redução poderá atingir os 30 por cento, se outros países industrializados se comprometerem com metas idênticas, o que pelos vistos se não irá passar.

Talvez seja altura de a Europa ultrapassar as pequenas divergências «caseiras» que têm minado o seu caminho para uma verdadeira União Europeia, com uma política externa e de defesa comum e assumir no contexto mundial o peso político que merece !


Veja o artigo original: Senado dos EUA chumba corte na emissão de CO2

Galp concerta preços ... em Espanha !!!


A Comissão Europeia aplicou uma multa de 8,6 milhões de euros à Galp Energia por concertação de preços no mercado de betume para asfalto em Espanha, anunciou o executivo comunitário em comunicado.

Bruxelas infligiu no total uma multa de 183 milhões de euros às cinco empresas envolvidas na concertação de preços: BP, Repsol, Cepsa, Nynas e Galp.

A Comissão Europeia argumenta que entre 1991 e 2002, estas empresas partilharam o mercado do betume para asfalto em Espanha e concertaram os preços.

Em Portugal, claro que os nossos "Sherlock Holmes" nada descobriram.


Talvez estejam na altura de aproveitar os «descontos de idade» da Multiópticas !

Veja o artigo original: Bruxelas multa Galp por concertação de preços em Espanha

quinta-feira, 5 de junho de 2008

O PSD tem um passivo de mais de 13 milhões de euros ?

"O PSD tem um passivo nas suas contas que ultrapassa os 13 milhões de euros"
José Ribau Esteves - secretário-geral do PSD - Diário de Notícias de 30/05/2008
e
nós perguntamos: qual será o dos outros partidos políticos ?

Mais zangas desta vez entre puras donzelas...




Socialistas abandonam manifestação da CGTP



Segundo o jornal Expresso de hoje, sindicalistas do PS que participavam numa manifestação covocada pela CGTP e que, segundo a PSP, deverá ter contado com mais de 200.000 pessoas, não aceitaram que se gritasse "Está na hora do Governo se ir embora", que não fazia parte da lista dos slogans discutidos na Comissão Executiva em vez de "Está na hora, está na hora desta política se ir embora"

Assim, os principais sindicalistas do PS na CGTP abandonaram esta tarde a manifestação promovida pela central sindical contra a política do Governo. Foi o próprio Carlos Trindade, o coordenador da corrente socialista, quem confirmou a sua saída ostensiva da cabeça da "manif", quando esta passava junto ao cinema S. Jorge, a meio da Avenida da Liberdade.
"Quando verificámos que este slogan estava a ser assumido pela própria estrutura da central e a ser difundida a partir dos carros de som, decidimos sair da manifestação, em sinal de protesto", explicou Carlos Trindade que foi acompanhado por outros socialistas da executiva, como Armindo Carvalho, Conceição Rodrigues e Fátima Carvalho.
Comentando a exigência de demissão do Governo, traduzida naquela palavra de ordem, Trindade disse que se tratava de "uma posição aventureira e sectária por parte do aparelho do PCP, que mais uma vez se aproveita de uma grande manifestação de massas da CGTP".
Como se pode concluir por esta afirmação, todos estes dirigentes socialistas de sindicatos filiados na CGTP já sabiam "do que é que a casa gasta" e, na sua alegada ingenuidade, acabaram por se comportar como puras é castas donzelas, para quem menos um «está na hora» e mais um «de o Governo se ir embora» pôe em causa o essencial.
E o essencial é que mais de 200.000 pessoas voltaram a estar na rua a contestar a actual política deste Governo de um partido que se reclama(va) do chamado «Socialismo Democrático», aquilo que na realidade era uma Social Democracia com outro nome e de rosto "Humanista".
Mário Soares certamente saberia ultrapassar esta "quesília de trazer por casa" voltando-a em seu favor, e não deixaria que o essencial fosse ofuscado pelo acessório, dado o momento actual e perante a total descaracterização do PS, traduzida pela praxis política neo-liberal do Governo e seu «amorfo» suporte Parlamentar !

Zangam-se as ´comadres´...



Manuel Alegre quer que críticos tenham “juízo” e reflictam sobre o entusiasmo no comício

O deputado do PS Manuel Alegre recomendou hoje aos que o criticaram por ter participado no “comício das esquerdas” que "reflictam" sobre o que se passou e o entusiasmo que se sentiu no encontro e pediu-lhes que “tenham juízo”.

Na festa-comício, o socialista tinha já criticado a política económica do Governo PS por não ter resolvido o défice social e aconselhou "humildade" para solucionar os problemas do País.

Pelo seu lado, o secretário nacional do PS, José Lello, acusou Manuel Alegre de ser "incongruente" por preferir juntar-se aos que querem derrotar os socialistas, em vez de debater no seio do partido, garantindo que aí "não há delito de opinião". "Manuel Alegre quer o melhor de dois mundos: o benefício e a audição por ser do PS e depois quer ter uma posição fora do PS". "Manuel Alegre jamais se digna a vir às reuniões da comissão política ou às reuniões do grupo parlamentar afirmar as suas posições, debater no seio do partido", salientou.
A única «comadre» que se atreveu, até agora, a zangar-se com as outras 120 do PS disse várias verdades que toda a gente sabia e que outros já tinham afirmado ! Esta «comadre», cujo peso político não é desprezável e que foi candidata à PR, tem desde então mantido uma posição ambígua nesta legislatura, pois tem vindo a votar o que afirma não considerar correcto, sempre com uma "declaração de voto".
Vejamos se a "zanga" é séria e se tem consequências futuras na política desta treta de País de «comadres desavindas» !


Veja o artigo original: Manuel Alegre quer que os críticos tenham "juízo"

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Entrada de cidadãos europeus nos EUA

Numa atitude de total prepotência, justificada por razões de segurança, o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos da América decidiu aplicar aos viajantes de 30 países abrangidos por isenção de visto a obrigatoriedade de ter de pedir autorização prévia para entrada nos EUA para estadias curtas em território americano.

Assim, a partir de Janeiro, estes viajantes terão de solicitar uma autorização prévia via Internet para entrar no país.
Claro que, tendo como comparação as exigências que normalmente constam de um simples pedido de visto como turista, é de acreditar que os americanos decidiram utilizar uma maneira «pseudo-soft» de voltarem a impôr o visto sem dizerem preto no branco que o fazem. Isto porque o pedido através da internet será certamente tão exaustivo como o de um visto e as autoridades americanas só responderão curtamente - sim, não ou vá pedir um visto !
A invocação de razões de segurança tem sido usada internamente para reduzir dràsticamente os direitos e liberdades dos próprios cidadãos americanos, os quais se dividem entre a forte contestação à limitação dos seus direitos e aqueles que, em nome de uma "segurança" impossível de garantir a 100%, estão dispostos a prescindir de parte importante dos seus direitos. Há já alguns anos que, internamente, o «McArthismo» está de volta !
No que se refere aos países afectados, e nomeadamente a toda a Comunidade Europeia, seria de esperar uma atitude de "reciprocidade" relativamente aos EUA, sob pena de a Europa alargada a 27 países continuar a aparecer perante a Comunidade Internacional como uma "Simples e Fraca Associação de Cómércio Livre".
Em época de falta de tomates por estes lados, será de recordar que o Brasil respondeu aos EUA exactamente da mesma maneira como era tratado - os brasileiros começaram a ser fotografados à sua entrada nos EUA e de imediato as alfândegas brasileiras começaram a fazer o mesmo a todos os americanos que se deslocavam ao Brasil e a impôr-lhes tempos de espera em filas que nunca mais acabavam.
Os protestos dos americanos, habituados a portarem-se como «donos do mundo», não se fizeram esperar e de imediato, os mais exaltados e malcriados começaram a passar umas horas ou uma noite em regime de prisão nos aeroportos e eram «recambiados para os seus lugares de origem no dia seguinte !

Mikhail Gorbachev


Mikhail Gorbachev a favor da construção de um memorial às vítimas das repressões estalinistas


O antigo Presidente soviético Mikhail Gorbachev, uma das figuras mais importantes da História do século XX e que, pela sua humildade, parece esquecido dos seus contemporâneos e não goza no seu País da popularidade que gozou no Ocidente, secundado por intelectuais russos e defensores dos direitos da humanidade, lançou hoje o projecto de construção de um memorial em homenagem das vítimas das repressões políticas levadas a cabo por Estaline, denunciando um regresso ao culto da figura do ditador.
Crítico dos últimos dirigentes da CEI pela contínua personalização da política russa em torno de figuras que se revezam aínda sem a clara e livre confirmação popular, tem sido considerado uma figura não grata entre os seus próprios compatriotas.
Em relação a Estaline, afirmou em conferência de imprensa que "Sabia muitas coisas, mas aquilo que soube pelos documentos da Memorial (ONG que se dedica a estudar a amplitude da repressão do regime estalinista na Rússia) chocou-me".
O presidente da Memorial International, Arseni Roguinski, criticou, por seu lado, a falta de uma base jurídica que denuncie os crimes do estalinismo, acrescentando que a última lei sobre essa matéria foi adoptada em 1991 e que o processo se deteve pouco depois.
"Diversas ex-repúblicas soviéticas foram muito mais longe e compreenderam que é impossível ter um futuro com um Estado de Direito e liberdade sem terem feito um trabalho de memória", sublinhou Roguinski. "Nós não chegámos a fazê-lo, e isso é vergonhoso", concluiu.

terça-feira, 3 de junho de 2008

Estado actual da política portuguesa


A Parábola dos Cegos”, de Pieter Brueghel, O Velho
Ilustração da passagem de S. Mateus
(“quando um cego guia outro cego, ambos caiem no abismo”)

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Assalto aos bolsos dos Portugueses - Comentários para quê ?

Tribunal Contas
Despesa pública ilegal atinge 800ME em 2007
Entre as situações irregulares encontram-se pagamentos não orçamentados.
Jornal Expresso, 2 de Jun de 2008


O Tribunal de Contas detectou despesa pública ilegal de mais de 800 milhões de euros ao longo de 2007, refere o relatório de actividades desse órgão hoje divulgado.

"Em virtude da intensificação da acção do Tribunal de Contas foi detectada despesa pública irregular nas auditorias realizadas acima de 800 milhões de euros, nos vários níveis da administração - central, regional e local", pode ler-se nesse relatório.

Entre as situações irregulares encontram-se pagamentos não orçamentados, pagamentos com recurso a operações específicas do Tesouro e transferências de municípios para empresas públicas municipais com um instrumento legal "desadequado".

O tribunal presidido por Guilherme d'Oliveira Martins, cuja missão é fiscalizar as contas públicas, diz que efectuou 1.736 acções de controlo prévio a actos, contratos ou outros documentos, relativos a uma despesa de 4,2 mil milhões de euros.

Em 2007, o Tribunal de Contas recusou o visto a 46 actos e contratos relativos a 107 milhões de euros, que representam 2,5% da despesa submetida a visto.

Ao nível da fiscalização sucessiva, o Tribunal de Contas realizou 99 auditorias, e a fase de acompanhamento da execução das recomendações permitiu poupanças ao erário público de quase 20 milhões de euros (com a reposição de saldos e da restituição de pagamentos indevidos).

O mesmo organismo diz ainda que verificou em 2007 "a intenção do governo em regularizar despesas até então efectuadas por operações específicas do Tesouro", através do artigo 96.º da Lei do Orçamento do Estado para 2008.

(Des)acordo ortográfico



Movimento contra Acordo Ortográfico

De acordo com o jornal Público de hoje, os signatários do Manifesto em defesa da Língua Portuguesa entregaram hoje ao Presidente da República um CD-Rom com as 45.000 assinaturas já recolhidas bem como nove pareces contra o Acordo Ortográfico.
Dos nove pareces contra o acordo, três são inéditos e há ainda um texto do historiador Vitorino Magalhães Godinho, precisou Vasco Graça Moura, que liderou a delegação.
Referindo-se ao artigo hoje publicado no Diário de Notícias por Isabel Pires de Lima, Vasco Graça Moura lembrou que, já quando exercia as funções de ministra da Cultura, a hoje professora universitária e deputada do PS era favorável a uma moratória de dez anos "para criar um espaço de respiração e reexame do acordo".
O actual acordo, reiterou, revela "deficiências e erros" e "traz gravíssimas lesões à Língua Portuguesa". Apontou, concretamente, o caso da "grafia facultativa", que na sua previsão "vai lançar o caos".
"Enquanto há língua há esperança", disse ainda o eurodeputado, estabelecendo um paralelismo entre o que aconteceu com o Acordo, para cuja elaboração "houve pareceres que não foram tidos em conta", e com o futuro aeroporto internacional de Lisboa.
Graça Moura
disse, ainda, esperar que os pareceres agora entregues ao Presidente da República possam ser analisados e contrariar o processo. "O Acordo foi assinado em 1990 e devia ter entrado em vigor em 1994, sem que ninguém sentisse necessidade e urgência de o implementar, até que alguém o quis tirar do limbo onde estava", lembrou, não descartando a possibilidade de um acordo "sobre questões de pormenor".
Além de Graça Moura, a delegação que hoje foi recebida pelo Chefe de Estado integrava os linguistas António Emiliano e Jorge Morais Barbosa e a catedrática de literatura Maria Alzira Seixo.

Veja o artigo original: Movimento Contra Acordo Ortográfico

domingo, 1 de junho de 2008

Aínda os Recibos Verdes - incentivos à realização de contratos

As opções políticas de fundo em relação ao tipo de economia que se pretende para um País, como já se comprovou amplamente, definem os resultados finais.

Uma opção «tutelar» por parte do Estado conduz a uma situação de clientelismo político por parte dos empresários, situação vivida às claras durante todo o Estado Novo e camuflada durante os últimos 34 anos.

Uma opção «neo-liberal» já provou conduzir a um "vale tudo" em que a acção do «mercado» teòricamente faria o papel de balança.

Portugal parece apostar em contradizer toda a base da economia moderna, pois por cá a dita «concorrência» nunca conduziu a uma diminuição dos preços mas sim a um ilegal e "concertado" nivelamento por alto dos mesmos por parte dos agentes económicos (veja-se o resultado da liberalização do preço dos combustíveis).

A realidade é que, no País da treta em que vivemos e tal como no ensino em geral, os nossos ditos «empresários» nada aprenderam também!

O tecido empresarial do País continua a ser constituido na sua enorme maioria por PME (com menos de 15/20 trabalhadores) e o estado da nossa economia real continua, como dantes, a ter como protagonistas 99% de ditos «empresários» sem qualquer formação para tal, nem académica nem prática, para os quais o nível de formação dos seus trabalhadores é irrelevante, desde que só lhes paguem pouco mais do que o ordenado mínimo nacional.

Continuamos a viver numa economia de pequena escala baseada em baixos salários e com patrões que só se preocupam com o tempo que os seus empregados gastam nas idas ao WC.

Face ao impacto que as grandes economias emergentes, tais como a China e o Brasil, começam a ter no contexto global, já que se aproveitam exactamente do binómio baixos salários/produção em grande escala, é negro o futuro de paises como o nosso, sem riquezas naturais e sem produção sequer de matéria alimentar que seja suficiente para abastecer o País.

Seria necessário que tivessemos tido políticos e «empresários» à altura de uma Irlanda, que passou de um Estado profundamente rural a um Estado altamente competitivo e inovador em duas décadas apenas. Parte das três em que Portugal se entreteve a fazer auto-estradas e em diatribes parlamentares!

Contràriamente ao que os nossos actuais governantes pensam (e disso não são isentos de culpa todos os que os antecederam...), o problema do futuro da actual juventude, e que não se cinge a mas passa pelos ditos «recibos verdes», não se resolve nem por decreto nem por ridículos e inócuos incentivos !

A esperteza saloia do nosso «empresariado» depressa achará maneira de ultrapassar a questão, e com lucro para sí próprio.

Eleições no PSD


Manuela Ferreira Leite vence directas no PSD

Obedecendo ao "princípio de total equidistância", por demais demonstrado pelas análises apresentadas em O Voo do Falcão relativas aos partidos políticos que constituem o espectro político da nossa «coxa» democracia, em relação à qual vimos apontando deficiências, erros, abusos e «vergonhas», abstivémo-nos até ao momento de analisar o resultado e implicações das eleições levadas a cabo no PSD.

É, porém, chegado o momento de o fazermos.

Assim, e segundo os resultados oficiais publicados no site oficial do PSD, que se resumem no quadro seguinte,



Podemos tirar as seguintes conclusões:

a) Também a nível interno partidário, o cálculo dos resultados de cada um dos candidatos corrigido pelo método de Hondt mascara o peso efectivo da «abstenção» e "inflacciona" as percentagens dos participantes;

b) A «abstenção» foi a verdadeira vencedora das eleições com 14.022 votos a mais do que os da vencedora oficial, agravada esta situação pelo facto de ter havido um forte apelo ao pagamento de quotizações em atrazo por um valor único de 15 euros por todos os anos de falta de pagamento;

c) Este apelo permitiu ao PSD encaixar cerca de 700.000 euros, os quais constituem um alívio da sua situação financeira face à multa que lhe foi aplicada pelo Tribunal Constitucional por não cumprimento da Lei de Financiamento dos Partidos;

d) Apesar de tudo, e uma vez que em 1996 o PSD teria alegadamente cerca de 200.000 militantes, a maior parte dos quais foi eliminada dos seus ficheiros por não pagamento das quotas, a “benesse” de resolver a situação de largos anos por uns simples 15 euros parece que não atraiu os ex-militantes!

e) Contràriamente à eleição dos anteriores líderes, e independentemente do método de cálculo da percentagem considerada para o vencedor, nunca ela foi tão baixa em termos absolutos nem os restantes candidatos mais significativos ficaram tão perto como agora;

e) Um partido aparentemente dividido em três sensibilidades dificilmente estará em condições de enfrentar em 2009 um partido de »carneiros obedientes» chefiados por um autocrata mascarado de D. Sebastião !!!

f) Não é por acaso que a maior parte dos comentadores afirma que quem ganhou as eleições foi o Sr. José Sócrates Pinto de Sousa. Infelizmente, digo eu...